TUI aprova parceria com a Etihad para nova Companhia Aérea Turística

Logo das Companhias Aéreas Etihad Airways e TUI FlyO conselho de supervisão da TUI AG deu luz verde para se avançar com o plano cujo objectivo é criar uma parceria com o grupo de aviação Etihad. A companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos está em negociações com a airberlin para adquirir as suas operações turísticas principalmente no sul da Europa e no norte da África, incluindo a participação da airberlin na NIKI, com o objectivo de contribuir para esta joint-venture.

A nova joint-venture com sede em Viena, está planeada para operar uma ampla rede de rotas com as suas 2 companhias aéreas, TUI fly e NIKI, dispondo de uma frota total de cerca de 60 aeronaves e uma capacidade de 15 milhões de assentos por ano, operando a partir de aeroportos principais na Alemanha, Áustria e Suíça.

A TUI AG vai deter uma participação de 24,8% na joint-venture, com a Etihad a deter 25%. Os restantes 50,2%  serão detidos pela fundação privada NIKI Privatstiftung.

A Etihad também opera uma companhia aérea regional na Europa.

Os compromissos assumidos com os funcionários da TUI fly que estão em vigor estão a ser negociados e especificados, nomeadamente a sua localização em Hanôver. Espera-se que as negociações contratuais entre todas as partes envolvidas estejam finalizadas nas próximas semanas.

Os detalhes relativos à futura empresa comum serão apresentados conjuntamente pela Etihad e pela TUI após a conclusão bem sucedida das negociações. A empresa dai resultante terá de ser sujeita à aprovação das autoridades anti-concorrência e de aviação competentes.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .