Nova Zelândia introduz taxa turística de 20€ para viajantes internacionais

Bandeira da Nova Zelândia

Bandeira da Nova Zelândia

O governo da Nova Zelândia confirmou que os viajantes internacionais vão ter de pagar em breve uma taxa turística no valor de NZD $35. Para os viajantes europeus, à taxa de câmbio actual corresponde a 20€.

A nova taxa apelidada de International Visitor Conservation e Tourism Levy, tem vindo a ser discutida há muitos meses e estima-se que o governo da Nova Zelândia arrecade cerca de NZD $80 milhões por ano.

A taxa será cobrada através dos vistos turísticos e da nova Autoridade de Viagem Electrónica, sendo que as receitas serão usadas para pagar as infraestruturas e a conservação, disse o ministro do Turismo, Kelvin Davis.

O ministro admitiu que foram levantadas diversas preocupações pela indústria de turismo da Nova Zelândia e pelas partes interessadas incluindo as companhias aéreas, quando a taxa foi discutida pela primeira vez. Kelvin Davis acrescentou que as receitas serão divididas igualmente entre projectos de conservação e infraestruturas turísticas.

“Não acreditamos que o fardo financeiro deva depender apenas dos neo-zelandeses, mas acreditamos que os visitantes devem pagar uma parte justa.” A ministra da Conservação e Informações sobre a Terra, Eugenie Sage, acrescentou: “O dinheiro arrecadado com esta taxa ajudará a melhorar a protecção e a melhoria do ambiente natural da Nova Zelândia e a melhorar o planeamento do turismo”. A legislação sobre esta taxa sobre o turismo será provavelmente aprovada em meados de 2019, acrescentou Davis.

Publicado em Destinos nos temas .