Alargamento do canal navegável do Douro potencia turismo

APDL - Via Navegável do DouroAs obras de alargamento do canal navegável do Douro já arrancaram na zona da desembocadura do Tua, representando a primeira fase de um projecto que prevê que o canal navegável do rio tenha, em toda a sua extensão, 4,2 metros de profundidade, e que irá potenciar o turismo através da extensão dos tours fluviais.

Esta empreitada de dragagem de rocha do leito do Douro, que está a ser levada a cabo pela EDP, fruto de um acordo celebrado entre a empresa e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), está orçada em cerca de 3 milhões de euros.

A obra deverá terminar em Novembro e vai representar uma grande melhoria à navegação deste troço, permitindo um aumento da segurança e conforto no movimento das embarcações.

A próxima fase de aprofundamento do canal será efectuada pela APDL entre Cotas e Valeira, uma intervenção a ser submetida a nova candidatura no âmbito do projecto Douro’s Inland Waterway 2020, uma vez que a Declaração de Impacto Ambiental foi já emitida.

Recorde-se que a APDL tem em marcha um projecto ambicioso que pretende tornar o Douro numa via navegável 24 horas por dia, em total segurança.

Publicado em Destinos nos temas , .