Voos turísticos sobre cidade de Nova Iorque reduzidos 50%

Pintura de vista de Nova Iorque e Estátua da LiberdadeAs autoridades de Nova Iorque concordaram em reduzir os voos turísticos de helicóptero sobre a cidade depois de fecharem um acordo de compromisso com as empresas de turismo aéreo. Diversos grupos de moradores e políticos locais têm feito lobby para que os passeios de helicóptero sejam totalmente banidos devido à enorme poluição sonora, mas este novo compromisso vai apenas reduzir o número de viagens para metade a partir de 2017.

O número de aterragens e descolagens no heliporto na Baixa de Manhattan vai ser reduzido em 50% para cerca de 30.000 voos por ano.
Além disso, nenhuma viagem será permitida aos domingos a partir de 1 de Abril deste ano e voos sobre a ilha de Governors serão completamente proibidos.

Bill de Blasio, o Mayor do Município de Nova Iorque afirmou: “O barulho do vai-vem de helicópteros tem levantado sérios problemas sobre a qualidade de vida dos nova-iorquinos que vivem perto das rotas de tráfego intenso.”

Chris Vellios, director de operações da empresa de passeios turísticos Liberty Helicopter Inc. afirmou: “Estamos gratos por ter salvo os empregos e as receitas financeiras, dado que a Câmara Municipal estava a tentar proibir completamente todos as viagens. Eu acho que este acordo foi um resultado extremamente positivo”.

A redução dos voos será aplicada gradualmente até Janeiro de 2017, disseram as autoridades, e todos os operadores devem registar todos as viagens e as rotas efectuadas junto da Economic Development Corp. e do Município.

“O que temos agora é um alívio imediato. Esta é uma grande vitória para os nossos residentes”, disse a vereadora Helena Rosenthal, que tinha proposto a proibição de todos os voos de helicóptero.
E acrescentou: “Eu acho que é uma redução significativa e eu acho que vai trazer algum alívio. Se isso não acontecer, a Câmara Municipal está atenta e tem a bola do seu lado”.

Publicado em Destinos nos temas .