Um em cada 5 euros da riqueza gerada em Portugal vem do Turismo

Uma praia cheia de turistas em PortugalO sector de Viagens & Turismo teve um crescimento acentuado na Europa para contribuir com 1 euro em cada 5 euros de toda a riqueza gerada na economia de Portugal no ano passado, demonstrando a importância do sector para o país.

Estes números foram divulgados pela revisão anual do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) sobre o impacto económico e a importância social do sector. A pesquisa realizada há quase 30 anos pelo WTTC, que representa o sector privado global de Viagens & Turismo, mostra que em 2018 em Portugal:

O crescimento foi de 8.1% para contribuir com 38.4 mil milhões de euros para a economia portuguesa. Isso representa 19.1% da riqueza total da economia no país.

Este nível de crescimento é o mais elevado de todos os países da União Europeia e significativamente acima da média da UE de 3.1%. Empregou 1.05 milhões de pessoas, correspondendo a 21.8% de todos os empregos em Portugal. Atraiu 85% de turistas em busca de lazer e 15% de viajantes de negócios. Cerca de 69% foram visitantes internacionais e 31% nacionais.

Em Portgugal, o sector das Viagens e Turismo cresceu ao ritmo mais rápido do que qualquer outro país da União Europeia em 2018 e prevê-se que o crescimento continue em 2019. Já em 2016 o turismo tinha crescido 13% em Portugal, bem acima da média europeia.

Portugal ainda tem potencial para aumentar o peso deste sector na sua economia pois os viajantes de negócios representam apenas 15% de todas as despesas em Portugal, contra uma média europeia de 21%.

Publicado em Destinos nos temas .