Turistas avisados que Cidade do Cabo pode ficar sem água em Abril

Vista da cidade do Cabo e costa a partir da Montanha da Mesa

Vista da cidade do Cabo e costa a partir da Montanha da Mesa

A presidente da Câmara da Cidade do Cabo alertou os turistas da cidade que é muito provável ficar sem água em Abril. Alguns relatórios sugerem que a conhecida cidade sul-africana vai ficar sem o precioso liquido ainda mais cedo do que o previsto, pois os moradores e os turistas ignoram as tentativas de racionar o seu uso.

Os reservatórios que abastecem a Cidade do Cabo estão perigosamente baixos após dois anos de seca severa, durante os quais a precipitação foi apenas cerca de um terço do que é habitual. Patricia de Lille, a presidente da Câmara, disse que o Dia Zero, data em que a cidade vai ficar sem água nas torneiras, foi inicialmente estabelecida para o dia 21 de Abril, mas foi antecipada para o 12 de Abril.

“O Dia Zero será a data em que quase todas as torneiras da cidade serão fechadas e teremos que fazer fila para a nos abastecermos de água”, disse a presidente da cidade. A pressão da água foi reduzida para limitar o consumo, mas os cortes no fornecimento estão a tornar-se cada vez mais comuns.

Hotéis, bares e restaurantes permanecem abertos, mas alguns desligaram o abastecimento de água em sanitários públicos e estão a fornecer desinfectante para lavar as mãos. Uma declaração do turismo sul-africano disse: “Para combater os efeitos a curto prazo da seca, a cidade implementou uma série de iniciativas para aumentar o suprimento de água e prevêem escassez de água para os habitantes locais e visitantes.”

“Haverá água para as necessidades diárias essenciais dos turistas, incluindo o acesso à água potável e à higiene pessoal. Actualmente, os turistas poderão tomar banho e manter a higiene diária. Algumas piscinas nos hotéis foram convertidas em água salgada do oceano”.

A Câmara Municipal da Cidade do Cabo vai aprovar medidas para aplicar uma tarifa mais elevada para as contas de água que estipular um aumento de cinco vezes para aqueles que usam o escalão mínimo e os consumidores dos escalões mais elevados ​​pagarão 140 vezes mais por cada litro de água.

Quatro novas plantas de dessalinização estão em construção nos arredores da Cidade do Cabo, mas três estão atrasadas e nenhuma provavelmente estará pronta para Abril. Navios de dessalinização estão também a ser preparados para fazer face a esta emergência.

Publicado em Destinos nos temas , .