Campanha em Paris para acabar com Cadeados do Amor

Dois americanos que vivem em Paris ficaram chocados com a quantidade de cadeados do amor nas pontes do Sena e resolveram lançar uma campanha para exterminar este costume.

Cadeados numa Ponte de Paris

Ponte repleta de cadeados em Paris.
Foto de Chris Friese no Flickr

Para uns, colocar um cadeado num local público e atirar a chave para o fundo de um rio simboliza amor eterno, para outros, não passa de poluição visual e um risco para as estruturas que suportam toneladas destes pequenos objectos.

Desde o inicio desde século XXI que este ritual se tem propagado rapidamente em todas as cidades do Mundo incluindo Barcelona, Amesterdão, Milão, Londres, Seul e Nova Iorque. Até em Lisboa já é comum encontrar este símbolo principalmente nas grades dos miradouros tão característicos da cidade das 7 colinas.

Esta tradição parece ter nascido no século XIX em Pécs na Hungria, quando os soldados estacionados na cidade encontraram esta forma de largar os cadeados dos seus antigos roupeiros da caserna.

As autoridades Parisienses estimam que haja 700.000 cadeados nas pontes do rio Sena especialmente na Ponts des Arts (Ponte das Artes) e l’Archevêché (Arcebispos) junto à Catedral de Notre Dame.

Como diariamente passam barcos turísticos por baixo destas estruturas e algumas tem passeios pedonais existe um sério risco de acidentes pessoais graves. A estrutura metálica da Ponts des Arts colapsa com frequência e é substituída por uma nova… perdem-se os cadeados… mas passado algumas semanas está novamente repleta.

A Câmara de Paris conhecendo a popularidade junto dos turistas deste acto de juramento de amor eterno tem medo de avançar com medidas mais drásticas, contudo no seu site aconselha os viajantes a subsistirem o cadeado real por um virtual. Perante a passividade das autoridades parisienses um grupo de cidadãos lançou a campanha No Love Locks que inclui uma petição para acabar com os cadeados.

E Você concorda ou não com a proibição dos cadeados do Amor em locais públicos?

Publicado em Destinos nos temas , .