Portugal 15º Brasil 28º no Ranking Mundial da competitividade Turística

A Espanha lidera pela 1ª vez o ranking da Competitividade Global de Viagens e Turismo do Fórum Económico Mundial (TTCI), graças ao seu património cultural, infra-estruturas e adaptação aos hábitos de consumo digitais. Portugal classificou-se em 15º subindo 5 posições relativamente ao ano passado. Os países emergentes, como Brasil em 28º, China, México, Singapura e Emirados Árabes Unidos aparecem no top 30, indicando que o turismo pode representar inúmeros benefícios económicos e sociais.

Portugal 9º melhor na Europa

Portugal sai bem na fotografia em Infraestruturas hoteleiras e turísticas (10º), Segurança (10º), Abertura Internacional (14º), Recursos Culturais / Negócios (17º) e Recursos Humanos/Mercado de Trabalho (18º). Assim-assim em Infraestruturas aéreas de transportes e portuárias (34º), Saúde e Higiene (35º) e Sustentabilidade Ambiental (36º). Faz má figura no  Ambiente de negócios (58º) e Competitividade dos Preços (104º).

Brasil o 1º da América do Sul

O Brasil ocupa o 28º lugar da geral e é o primeiro na América do Sul. A Copa do Mundo de 2014 e os próximos Jogos Olímpicos Rio 2016 levaram a importantes investimentos em infra-estrutura e conectividade, ajudando a fazer do Brasil o 41º em infra-estruturas aeroportuárias e terceiro em nº de estádios desportivos. Está também no top 10 a nível de Conferências Internacionais.

Com sua rica biodiversidade, o Brasil lidera em termos de recursos naturais e no número de espécies conhecidas. Apesar do seu elevado potencial, há ainda grandes oportunidades de investimento, especialmente na melhoria da infra-estrutura rodoviária.

O Brasil perde no âmbito das restrições de negócios (126), em parte devido à elevada tributação (135) e o tempo necessário para obter uma autorização de construção (137). Além disso, a segurança continua a ser um problema devido às altas taxas de crime e violência.

Classificação geral do Ranking Mundial da competitividade Turística

A edição TTCI de 2015 abrange 141 países onde destacamos os países de expressão portuguesa com Portugal em 15º, Brasil 28º, Cabo Verde em 86º, Moçambique em 130º e Angola em 139º. Pode aceder ao estudo completo nos Reports do World Economic Forum.

Mapa Ranking Mundial da competitividade Turística

A classificação geral do 10 melhores:

  1. Espanha;
  2. França;
  3. Alemanha;
  4. Estados Unidos;
  5. Reino Unido;
  6. Suíça;
  7. Austrália
  8. Itália;
  9. Japão;
  10. Canadá.

Mapa Interactivo

Publicado em Destinos nos temas , , .