Uma praia da Nova Zelândia foi comprada por cerca de 40.000 pessoas depois de uma campanha de crowdfunding ter sido aceite pelo antigo proprietário. A praia de Awaroa fica localizada na ilha do Sul no mar da Tasmânia e está integrada numa das poucas propriedades particulares do País com direitos exclusivos sobra a costa marítima.
O litoral estende-se por 800 metros ao longo da enseada Awaroa no Parque Nacional Abel Tasman e faz parte dos sete hectare que estavam à venda desde o ano passado pelo antigo proprietário, o empresário Michael Spackman.
Quase 40.000 pessoas participaram com donativos na Campanha Crowdfunding de um grupo de amigos (Duane Major e Adam Gardner) para angariar 2 milhões de dólares com vista à compra da praia Awaroa e converte-la num espaço publico.
A campanha de crowdfunding atingiu o seu alvo em pouco mais de três semanas com doações do governo e outros grandes apoiantes como:
- Spark $20.000;
- Kathmandu $5000;
- Duncan Cotterill $1000.
Depois de quatro dias de negociações, Spackman concordou em vender. Duane Major, um dos organizadores da campanha Crowdfunding afirmou: “Agora esperamos que as pessoas possam usufruir desta bela praia virgem da Nova Zelândia”.