Lisboa é a 2ª cidade mais acolhedora do Mundo para os turistas

Cidade de Lisboa na zona de Alfama com vista para o Terminal de CruzeirosA TravelBird, especialistas em viagens online, lançou um estudo que classifica as cidades internacionais de acordo com a forma como os viajantes são bem-vindos em relação aos níveis de turismo excessivo. Os relatórios deste Verão mostraram como o excesso de turismo está a diminuir o espírito de acolhimento das comunidades locais e a afectar as experiências dos visitantes.

Para criar o ranking, a TravelBird analisou pela primeira vez os principais 500 destinos turísticos globais (retirados da Organização Mundial de Turismo) com base em factores que podem fazer com que um visitante se sinta bem-vindo, como uma porta de entrada acolhedora (aeroporto, estação ferroviária, porto marítimo, etc.), satisfação dos cidadãos, segurança, abertura para hospedar turistas e proficiência em inglês.

Além disso, eles realizaram uma pesquisa pericial solicitando a mais de 15 mil jornalistas e especialistas em viagens para descreverem como encontraram cada cidade com base nas suas experiências pessoais. A TravelBird ponderou todos esses factores com uma fórmula que mede o excesso de turismo em cada destino para determinar o ranking final de 100 cidades. Esta pesquisa destaca uma selecção limitada de cidades populares em todo o mundo para dar uma visão geral internacional, significando que, sem dúvida, muitas cidades acolhedoras não estão incluídas neste estudo.

Lisboa a 2ª mais acolhedora do Mundo para especialistas de viagens

Os 1.500 especialistas de viagens votaram e decidiram que a cidade mais acolhedora do Mundo para os turistas era Copenhaga na Dinamarca que teve uma classificação de 9.5 numa avaliação de 0 a 10. Em 2º ficou Lisboa com 9.2, seguida de Estocolmo e Oslo com 9.1, com 8.9 ficou Tóquio e Phuket.

Barcelona a mais saturada de turistas e Doha a menos

Turistas no Passeig de Gràcia em Barcelona

Turistas no Passeig de Gràcia em Barcelona

Barcelona está no topo das principais cidades que mais sofrem com o excesso de turismo com uma avaliação de 2.05 na capacidade de acolhimento (em que 10 representa uma maior capacidade de receber viajantes). Na segunda posição aparece Bombaim com 2.15, em 3º Amesterdão com 2.18 e no quarto lugar Veneza com 2.19. Na lista do Top10 também aparece São Paulo em 8º lugar com 2.89.

As cidades que apresentam maior capacidade para receberem turistas são Doha no Qatar com 9.74, seguida de Manama no Barhain (9.39), Lima no Peru (8.95) e Roterdão na Holanda (8.9). É curioso como a Holanda consegue ter 2 cidades nos extremos opostos, por um lado uma extremamente saturada e outra ainda com grande capacidade para receber viajantes. Na lista das 100 cidades, Lisboa aparece na 18ª posição com 7.81, isto quer dizer com capacidade ainda de sobra para receber mais turistas. Segundo a Euromonitor International, na sua lista publicada em 2017, Lisboa era a 66ª cidade mais visitado do Mundo, e aparentemente com muito espaço para continuar a subir.

Singapura a mais receptiva

Pesando todos os factores (opinião dos especialistas de viagens, porta de entrada, segurança, satisfação dos cidadãos, proficiência em inglês, abertura para hospedar turistas em habitações e capacidade para receber turistas), Singapura é a cidade mais receptiva e acolhedora para os turistas com uma avaliação de 8.22. No 2º lugar encontra-se Estocolmo com 8.02 seguida de Helsínquia com 8.01.

Top das cidades mais acolhedoras para os turistas

Lisboa está no 6º lugar com a opinião dos especialistas de viagens a ser a sua melhor avaliação com 9.2, seguida da segurança (8.08), capacidade de acolhimento (7.81) e domínio da língua inglesa (6.33). Com uma avaliação medíocre a capital portuguesa teve 2.14 na satisfação dos cidadãos, 3.01 na abertura para hospedar turistas em habitações e 3.27 nas portas de entrada, nomeadamente aeroporto Humberto Delgado, Estação do Oriente e Terminal de cruzeiros. Pode consultar o estudo da TravelBird na integra em inglês [AQUI].

Publicado em Destinos nos temas , .