Cidades mais visitadas Lista 2017: 66º Lisboa sobe, Londres desce

Lisboa em 66º na Lista 2017 de cidades que mais turistas receberamA Euromonitor International lançou a sua Lista 2017 com os destinos mais visitados, abrangendo 100 das principais cidades do mundo em termos de chegadas de turistas internacionais. As visitas de estrangeiros continuaram a crescer (+5.5%) nos centros urbanos presentes na lista que agrega os últimos dados disponíveis referentes a 2015, ilustrando a importância económica do turismo para as maiores cidades do mundo.

Hong Kong mantém 1º lugar, Bangkok sobe ao 2º

Hong Kong permaneceu o destino principal citadino por larga margem sobre Bangkok que ocupa agora o 2º lugar, são mais de 10 milhões de turistas de diferença entre as duas, apesar da queda de chegadas (-3.9%) na líder da lista. A proximidade e os crescentes rendimentos disponíveis na China significam que Hong Kong continua a ser um destino importante para os viajantes chineses. No entanto, Hong Kong enfrenta dificuldades crescentes em manter sua atractividade, especialmente entre os viajantes chineses mais jovens, para além das tensões crescentes entre os residentes de Hong Kong e o partido chinês no poder.

Macau é outra cidade altamente dependente dos viajantes chineses, mas que registou uma queda de chegadas depois de anos de forte crescimento, principalmente em 2014. Em 2015, as chegadas diminuíram 1.8%, uma vez que as autoridades chinesas reprimiram a corrupção e as actividades ilegais nas mesas de jogo em que Macau é famosa. Isso reduziu o número de apostadores VIP, que teve um impacto directo nas receitas de jogo e no mercado de turismo como um todo. Apesar da queda Macau consegui manter o seu 6º lugar relativamente ao ano anterior.

Dois países que beneficiaram fortemente com o declínio de Hong Kong e Macau foram a Tailândia e o Japão. A Tailândia foi impulsionada por uma situação política mais estável, que lhe tinha retirado crescimento em 2014. Bangkok beneficiou com um crescimento de 10% nas chegadas internacionais, resultando num salto do 4º para o 2º lugar. É provável que Banguecoque tivesse registado um crescimento ainda mais forte, mas o atentado no Santuário de Erewan em Agosto de 2015, fez com que vários países, incluindo Singapura e Filipinas, emitissem conselhos de viagem instando os seus cidadãos a tomar todas as precauções necessárias para a segurança pessoal quando viajassem para a Tailândia.

Alterações no TOP 10 da Lista 2017 das cidades mais visitadas

Entre a lista de 2017 que se refere a dados de 2015 e a Lista das cidades mais visitadas de 2016 que se refere aos dados de 2014 evidenciamos as seguintes alterações:

  • Londres desce do 2º para 3º lugar embora tenha tido uma subida de 6.8% no numero de turistas;
  • Bangkok sobe ao 2º lugar com uma subida de 10%;
  • Shenzhen na China desaparece do TOP 10, estava em 8º, e entra Kuala Lumpur para o 10º lugar.

Londres que fecha os três primeiros do ranking, com as chegadas internacionais a crescer um pouco menos de 7% em 2015. As chegadas foram impulsionadas pelo Campeonato Mundial de Rugby em Setembro de 2015. Apesar deste resultado positivo, existem muitos pontos de interrogação em torno de Londres e o Reino Unido. A decisão do Brexit que implicará a saída do Reino Unido da União Europeia traz altos níveis de incerteza, lançando sombras sobre a economia. A depreciação da libra esterlina limitará significativamente o mercado de saída do Reino Unido, mas espera-se que tenha resultado num ano excelente para o turismo que chegou a Londres em 2016.

O TOP 10 das cidades que mais turistas receberam (em milhões):

  1. Hong Kong, China – 26.7;
  2. Bangkok, Tailândia – 18.7;
  3. Londres, Reino Unido – 18.6;
  4. Singapura – 16.9;
  5. Paris, França – 15;
  6. Macau – 14.3;
  7. Dubai, Emirados Árabes Unidos – 14.3;
  8. Istambul, Turquia – 12.4;
  9. Nova Iorque, EUA – 12.3;
  10. Kuala Lumpur, Malásia – 12.2.

Lisboa na 66ª posição sobe 5 lugares

Nesta compilação de 2017 da Euromonitor relativamente às chegadas turísticas de 2015, a cidade de Lisboa subiu para a 66ª posição, subindo 5 lugares em comparação com o ano anterior quando se encontrava em 71º. Os últimos dados mostram que chegaram a Lisboa 2.9 milhões de turistas, representando uma subida de 7.1%, ainda assim um abrandamento face aos 12.8% do ano anterior. A nível da Europa, a capital de Portugal continua a manter a posição 22.

Madrid está em 40º com 4.6 milhões (+10.2%), subiu uma posição, Barcelona em 25º com 6.6 milhões (5.7%) e uma subida também de um lugar.

Enquanto que o Rio de Janeiro foi a cidade que mais cresceu no ranking da lista do ano passado (principalmente devido ao Campeonato Mundial de Futebol 2014), em 2015 a cidade caiu novamente na classificação devido a uma descida de 28% nas chegadas internacionais. A cidade pode se recuperar em 2016 com a chegada de mais de meio milhão de turistas para os Jogos Olímpicos, que, apesar do Zika e das questões em torno da organização do evento foi geralmente visto como um sucesso.

Publicado em Destinos nos temas , .