Espanha investe 21.5 Milhões de euros para salvar 49 praias

A Direcção de Sustentabilidade da Costa e do Mar pertencentes ao Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente de Espanha já iniciou 49 actuações em praias afectadas pelo temporal deste Inverno no intuito de as recuperar para uso durante a época de Verão. As obras destinam-se ao restauro de infraestruturas danificadas, passeios marítimos, acessos a praias, reposição de areia e diversos trabalhos para assegurar a protecção da costa.

Plano Litoral 2015 em Espanha

O Plano Litoral 2015 promovido pelo Governo Espanhol conta com um investimento total de 21.5 milhões de euros para reparar o efeitos dos temporais nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março.

49 Praias Costeiras Intervencionadas

As províncias de Almería e Cádiz, com 5.9 e 4.4 milhões, respectivamente, são as zonas com os investimentos mais importantes, dada a forte erosão causada pela tempestade. As actuações vão realizar-se nas seguintes praias:

ANDALUZÍA

Em Almería reparar os danos em Adra e defesas em Vega Adra, el Ejido e protecção de Costacabana com reposição de areias na praia do Levante.

Em Granada o investimento destina-se a actuações nas zonas balneares de la Rabita de Albuñol, la Charca, Castell de Ferro em Gualchos e praias de Almuñecar, Velilla, La Herradura e la Caletilla.

Em Cádiz prevenir a erosão das areias em Fuentebravía, Santa Catalina, Santa María del Mar, La Victoria, Camposoto e La Barrosa, com enchimento de Fuente del Gallo e de Caños de Meca assim como regeneração de Rinconcillo e Getares.

Em Huelva reparar a erosão na praia de La Antilla.

ASTÚRIAS

Restauro do passeio marítimo de Gijón e recuperação de areia nas praias de El Sablón, Cuevas de Mar, Toró e Buelna em Llanes.

CATALUNHA

Em Barcelona reparar a erosão causada em Sitges e Malgart.

Em Tarragona está  a proceder-se a reparação dos danos nas dunas e praias de Mont-Roig del Camp (playa larga), Salou (Poente e cabo Salou), Delta del Ebro, Punta del Fangar, La Bassa de l´Arena e Niño Perdido.

Costa de Sitges na Catalunha

Vista sobre praias de Sitges

CANÁRIAS

Intervenção na praia de San Marcos em Tenerife.

GALIZA

Em Pontevedra com actuações na praia de Paxariñas em Sanxenxo e Patos de Nigran.

Na Corunha com construção de pontões no Miño, e Regueiro.

Em Lugo reparação de acessos, passeios e outras estruturas em O Vicedo, Xove, Burela, Foz, Barreiros e Ribadeo.

Praia de Paxariñas em Sanxenxo em 2014

Praia de Paxariñas na Galiza

VALÊNCIA

Em Castellón reparar danos em Oropesa, Burriana, Peñíscola e Vinaroz, restaurar os efeitos do mar por erosão na zona sul da praia de L´Alcudia em Nules. Reposição de areia em Santa Pola.

Mais pormenores do plano completo no site mapama do Governo de Espanha.

Publicado em Destinos nos temas , , , , .