O novo aeroporto de Istambul foi inaugurado oficialmente no dia 28 de Outubro. Inicialmente serão operadas apenas algumas rotas, naquele que deve tornar-se o maior aeroporto do mundo. Na maior cidade da Turquia e considerada a capital económica do país, o novo aeroporto internacional que substituirá o de Istambul-Atatürk foi inaugurado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan.
Baptizado por enquanto com o nome de Havalimani, mas chamado INA (Istanbul New Airport) e localizado no lado europeu de Istambul, a 35 km do centro da cidade, receberá o seu primeiro voo comercial na quinta-feira (1 de Novembro) proveniente de Ankara.
Durante as primeiras semanas serão serão operados 5 voos diariamente pela Turkish Airlines, a partir de Antalya, Izmir, Ercan e Baku. A partir de 29 de Dezembro vão começar a ser transferidas outras companhias aéreas e rotas, começando naturalmente pela companhia aérea nacional Turca.
Durante uma primeira fase, o novo aeroporto com seis pistas terá uma capacidade de 90 milhões de passageiros por ano, chegando a 200-250 milhões de passageiros até 2028 (o dobro do actual aeroporto mais movimentado do mundo que é o de Atlanta nos EUA). Servirá 300 destinos em todo o mundo, de acordo com as estimativas do Ministério dos Transportes da Turquia, e deverá gerar gradualmente 200.000 empregos directos e indirectos para contribuir, de acordo com as autoridades, com 5% do PIB da Turquia em 2025.
O projecto de 10.5 mil milhões de euros do Novo Aeroporto de Istambul teve inicio a 7 de Junho de 2014, após 4 anos e 4 meses é inaugurado. Esta infra-estrutura que tem uma torre de controlo desenhada por Pininfarina tem como objectivo, segundo as autoridades, tornar Istambul um “centro mundial do turismo que liga a Europa, a Ásia e a África”. Esta é uma lição para os governantes e autoridades portuguesas. Lisboa procura uma solução para a saturação do aeroporto Humberto Delgado e não consegue arranjar uma solução definitiva, arrastando no tempo uma eventual alternativa eficaz à solução actual.
Embora, tendo a noção que nem todos os projectos são idênticos, a solução de um aeroporto no campo de Tiro de Alcochete poderia ter a primeira fase operacional no 2º trimestre de 2023, constituindo-se à semelhança do novo aeroporto de Istambul num “Centro mundial turístico que ligaria a Europa, África e América do Sul”.