Parque Doñana entra na Lista das áreas melhor conservadas do mundo

O Parque Nacional de Doñana e a sua Reserva Natural constituiu uma das áreas de maior biodiversidade na Europa, e como reconhecimento dos esforços de conservação bem sucedidos foi-lhe concedido o estatuto de Lista Verde da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN).

Doñana inclui áreas reconhecidas como Património Mundial da Humanidade, zonas húmidas de importância internacional, uma Reserva da Biosfera da UNESCO, e uma Área de Protecção Especial da União Europeia.

Arribas e Praia no Parque DoñanaA classificação Lista Verde UICN tem como objectivo criar uma corrida para o topo na conservação, que irá reconhecer e premiar as melhores práticas e os melhores resultados no terreno.

Parque Nacional de Doñana entra na lista verde da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN)

Graças à sua gestão, Doñana tornou-se o principal reduto da conservação de um dos mais ameaçados mamíferos europeus – o lince ibérico (Lynx pardinus), uma espécie que recentemente esteve perto da extinção. Após seis décadas de declínio, a população do lince ibérico aumentou de 52 indivíduos adultos em 2002 para 156 em 2012. A espécie passou agora à categoria em vias de extinção na lista vermelha de espécies ameaçadas da UICN.

Hoje celebramos o trabalho excepcional de Doñana e uma grande conquista para a biodiversidade da Europa. O progresso na recuperação do lince ibérico, por exemplo, não teria sido possível sem a excelente gestão do Parque Nacional“, disse Inger Andersen, directora geral na noticia 21699 da UICN.

Juntamente com a conservação da biodiversidade única do parque, a gestão eficaz da área garantiu benefícios económicos para as comunidades locais – através do turismo, apicultura, recolha de pinhões e marisco – mantendo a peregrinação El Rocio culturalmente e historicamente importante, que atrai cerca de um milhão de pessoas em cada ano.

Na Europa fazem parte da Lista Verde os seguintes locais:

  1. Parque Nacional Gran Paradiso em Itália;
  2. Espaço Natural de Sierra Nevada em Espanha;
  3. Parque Marinho de Iroise em França;
  4. Parque Nacional dos Pirenéus;
  5. Reserva natural marinha de Cerbère-Banyuls em França;
  6. Área natural sensível  “Marais d’Episy”.

Quem são e o que faz a UICN

A UICN é a maior e mais antiga organização ambiental global do mundo, foi fundada em 1948, tem mais de 1.200 membros governamentais e ONG, cerca de 11.000 especialistas voluntários em 160 países. O trabalho da UICN é apoiado por mais de 1.000 funcionários em 45 escritórios e centenas de parceiros públicos, ONG’s e sectores privados em todo o mundo.

A conservação da biodiversidade é a missão fundamental da UICN. O objectivo é demonstrar como a biodiversidade é fundamental para abordar alguns dos maiores desafios do mundo, tais como as alterações climáticas, o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar.

Localização da Reserva

O Parque Nacional de Doñana é uma das reservas de zonas húmidas mais importantes da Europa e é um importante local para as aves migratórias. Está localizado no sudoeste da Península Ibérica, na Comunidade Autónoma da Andaluzia no sul de Espanha.

Dunas de areia na Reserva Natural de Donana na Andaluzia

O parque é o lar de uma grande variedade de habitats de zonas húmidas do Mediterrâneo, como pântanos, florestas, praias, dunas e lagoas. Abriga grandes concentrações de aves aquáticas, por vezes mais de 500.000 indivíduos, bem como outras variedades de espécies de aves.

Publicado em Destinos nos temas , .