Cabo Verde vence mais uma vez Destinos Éticos em 2016

Logo da Ethical Traveler que elege os Destinos ÉticosA Organização não governamental e sem fins lucrativos Destinos Éticos revelou os 10 melhores destinos para 2016. A tabela conta com 5 novas entradas, Cabo Verde continua a integrar a tabela mais uma vez. A Ethical Traveler, no seu nome original, dedicada-se a educar os viajantes sobre o impacto social e ambiental das suas decisões, mostrando como as viagens podem ser uma forma potente de diplomacia, e dando aos turistas um fórum através do qual as suas vozes unidas podem servir a comunidade mundial. Granada, Micronésia, Mongólia, Panamá, e Tuvalu são as novas entradas deste ano.

Esta lista é importante para qualquer turista que tenha consciência do impacto que a sua viagem pode provocar no planeta, na vida animal e nas populações. Na hora de escolha, sabemos que ao privilegiar um destes destinos estamos a contribuir para um mundo melhor.

Bem-Estar Social

Um ponto crítico que a Ethical Traveler considera é o bem-estar social dos cidadãos de cada país. Esta quantificação não é uma tarefa simples. A fim de obter uma imagem mais nítida da situação, a Organização combina o respeito pelos recursos globais e faz a sua própria investigação, país por país.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Programa das Nações Unidas é um bom indicador de bem-estar social, que mede: Expectativa de vida, o tempo médio de permanência na escola e nível de vida com base no rendimento nacional bruto médio. De todos os países da lista, Uruguai teve a nota mais alta, ficando em 52 dos 187 países. Panamá não ficou muito atrás em 60º, subindo mais 5 pontos em relação ao ano passado.

Cabo Verde é uma estrela em termos de igualdade de género com muitas mulheres actualmente a ocuparem altos cargos de liderança, tanto no sector público como no privado. Há uma forte possibilidade de o país ter uma Primeira Ministra (Janira Hopffer Almada) em 2016.

Protecção Animal

A protecção da vida animal é um dos factores que mais peso tem na decisão da escolha.

Cabo Verde e Dominica têm feito esforços enormes para proteger os animais marinhos que partilham as suas costas.

Cabo Verde é o 3º local de nidificação mais importante a nível mundial para a tartaruga cabeçuda ameaçada de extinção, e as ONG’s no país têm feito esforços notáveis para proteger as crias das ameaças de captura e poluição das praias que muitas vezes dificultam a arriscada primeira viagem das tartarugas até ao mar.

Dominica, um dos poucos países das Caraíbas que tem lutado consistentemente contra a indústria baleeira, elevou seus esforços para proteger estas criaturas magníficas através da inclusão no programa escolar primário, de matérias escolares destinadas a ensinar os alunos a respeitar e cuidar das baleias, juntamente com outras espécies marinhas que vivem nas suas águas costeiras.

Direito Humanos

No seu relatório anual sobre os direitos civis e políticos, a Freedom House concedeu pontuações perfeitas a Cabo Verde, Dominica, Samoa, Uruguai e Micronésia, enquanto Mongólia, Panamá, Tuvalu, Tonga, e Granada tiveram a segunda maior pontuação.

Vencedores de 2016

Os países na lista dos dez melhores estinos Éticos do Mundo de 2016, por ordem alfabética (não por ordem de mérito), são:

  • Cabo Verde*;
  • Dominica*;
  • Granada;
  • Micronésia (Estados Federados);
  • Mongólia;
  • Panamá;
  • Samoa*;
  • Tonga*;
  • Tuvalu;
  • Uruguai*.

Os países marcados com asterisco também fizeram parte do circulo de vencedores de 2015, demonstrando que não baixaram os braços e continuam continuamente empenhados em melhorar a relação do turismo com o ambiente e com a sua população, numa tentativa de harmonização em que todos saem vencedores.

Jeff Greenwald, um dos fundadores da Organização afirmou: “Temos de reconhecer que nenhum país é perfeito”, “nós honramos aqueles que se esforçam para construir uma sociedade melhor, mais sustentável. Os seus vizinhos podem aprender e beneficiar dos seus exemplos e nós também podemos.”

Publicado em Destinos nos temas .