A Iran Air assinou um acordo com a Airbus para a aquisição de toda a sua gama de novos aviões (73 widebodies e 45 de corredor único). Isto inclui serviços de formação de pilotos, de manutenção e de apoio para ajudar a entrar em serviço e operação todas estas novas aeronaves.
O Irão estabeleceu dois compromissos com a Airbus englobando as novas encomendas de aviões e um pacote abrangente no domínio da aviação civil. Os acordos foram assinados no Palácio do Eliseu, em Paris, durante a visita oficial do presidente iraniano, Hassan Rohani a França, com a presença do presidente francês, François Hollande.
O acordo para 118 novas aeronaves foi assinado por Farhad Parvaresh, Presidente e CEO da Iran Air e inclui:
- 21 A320ceo;
- 24 A320neo;
- 27 A330ceo;
- 18 A330neo (-900);
- 16 A350-1000;
- 12 A380.
Paralelamente, o ministro de Estradas e Desenvolvimento Urbano do Irão, Dr. Abbas Ahmad Akhoundi, assinou um acordo de cooperação abrangente como parte da modernização do país no sector da aviação civil, para apoiar o desenvolvimento de serviços de navegação aérea (ATM), aeroportos e operações de aeronaves, harmonização regulamentar, formação técnica e académica, manutenção, reparação e de cooperação industrial.
Estes dois acordos ocorreram como parte da implementação do JCPOA (Plano Global de Acção Conjunta) em 16 de Janeiro de 2016.