2 restaurantes portugueses entre os 100 melhores do Mundo em 2015

O espanhol El Celler de Can Roca recuperou o título de Melhor Restaurante do Mundo na edição anual da publicação Magazine Restaurant de 2015. O júri composto por quase 100 críticos de restauração de todo o Mundo elege uma lista com os 50 mais conceituados espaços. Portugal consegue o 91º lugar com o Belcanto em Lisboa e o Vila Joya na praia da Galé em Albufeira no 98º. O melhor restaurante de língua portuguesa é o D.O.M em São Paulo no Brasil num honroso nono lugar.

El Celler de Can Roca, melhor restaurante do Mundo 2015

El Celler de Can Roca abriu em 1986 pelos irmãos Joan e Josep ao lado do restaurante modesto de seus pais em Girona. Em 2007, o mais novo irmão Jordi completou o trio que, desde então, criou um gastronómico fenómeno. Comandados pelo Chef Joan, Sommelier Josep e Chef Jordi Roca com o titulo de melhor pasteleiro do mundo em 2014, criaram uma experiência culinária que explora os ingredientes tradicionais da Catalunha, combinados com uma extraordinária variedade de métodos de cozimento que estimula os sentidos, emoções e memórias, quer seja através de um cheiro evocativo, uma explosão de sabor ou um truque visual. A comida é combinada com uma série ambiciosa de vinhos que terminam com uma selecção de obras artísticas de Jordi.

A Osteria Francescana em Modena (Itália) subiu ao 2º lugar após 2 anos na terceira posição trocando de lugar com o anterior líder em 2014, o Noma em Copenhaga (Dinamarca).

50 melhores restaurantes em 2015

Países com maior presença no TOP 50

Com 7 restaurantes no TOP 50, a Espanha é o país com o maior número de presenças:

  • El Celler de Can Roca, Girona (1º);
  • Mugaritz, San Sebastián (6º);
  • Asador Etxebarri, Atxondo (13º);
  • Arzak, San Sebastián (17º);
  • Azurmendi, Larrabetzu no País Basco (19º);
  • Quique Dacosta, Denia (39º);
  • Tickets, Barcelona (42º).

Estados Unidos com 6, França com cinco e Itália com 3 são as restantes nações com mais espaços gastronómicos de referência na lista.

Portugueses Belcanto e Vila Joya entre os 100 melhores

 Na 2ª metade da lista aparece o restaurante português mais bem classificado, O Belcanto por José Avillez que reabriu em 2012. Este espaço é igualmente distinguido com duas estrelas Michelin e José Avillez é o primeiro chef português a receber esta distinção em Portugal.

Este ano algo correu mal para o Vila Joya pois desceu do 22º para 98º

Publicado em Notícias nos temas , .