Lisboa repete liderança na subida do preço dos hotéis na Europa em 2018

Vista de Alfama e Tejo em Lisboa desde as Portas do SolOs preços dos hotéis na Europa registaram outra forte subida em 2018, com um crescimento em média de 3% e atingindo novos máximos, de acordo com o European Hotel Valuation Index (HVI), compilado pela consultora global de hotéis HVS.

Apesar de um crescimento mais modesto que o de 2017, que foi de 3.9%, houve uma recuperação em muitas cidades, bem como uma estabilização nos valores de alguns mercados, que antes estavam deprimidos em comparação com a média europeia.

O HVI classifica anualmente a variação percentual nos preços dos hotéis tipicamente de 4 e de 5 estrelas nas 33 principais cidades europeias, tanto em euros como na moeda local, bem como na classificação de cada mercado em termos do preço médio por quarto de hotel.

Os hotéis em Lisboa, Moscovo, Paris, Bruxelas e Berlim ocuparam os cinco primeiros lugares em termos de maior crescimento percentual de preços em euros, com a capital portuguesa a ter impressionante aumento de 9%, o maior da tabela no ano 2018.

Apesar de ser mais modesto do que o aumento de 15% em 2017, a crescente popularidade de Lisboa como destino provocou um aumento médio de mais de 5% nos seus hotéis, impulsionado principalmente por visitantes dos EUA e do Brasil.

Apenas 6 dos 33 destinos analisados tiveram uma descida de valor em termos de euro, incluindo Barcelona, que foi gravemente afectada pela agitação civil causada pelo do movimento de independência catalão; Hamburgo, Manchester e Varsóvia, que sofreram com o influxo de novas ofertas no mercado; e Genebra e Estocolmo, que foram afectados pela dinâmica cambial em 2018.

Em termos do valor absoluto do preços dos quartos de hotel, Paris, Londres, Zurique, Genebra e Roma ocuparam os cinco primeiros lugares dos mais caros da Europa, enquanto que Birmingham, Sofia, Bratislava, Bucareste e Manchester encontram-se no fim da tabela. Pode consultar o relatório da HVS aqui.

Publicado em Hotéis nos temas .