Lisboa teve a maior subida da Europa nos preços dos hotéis em 2017

Elevador da Glória no centro de Lisboa em Portugal

Elevador da Glória no centro de Lisboa

Segundo o estudo da HVS, a Europa teve um ano de 2017 excepcionalmente bom no que diz respeito à rentabilidade hoteleira com um crescimento médio de 3.9%. O estudo avalia os valores das estadias em hotéis de 4 e 5 estrelas de 33 cidades europeias, cotados em euros e na moeda local.

Em termos absolutos vários mercados comportaram-se bem, com Bruxelas, Budapeste e Florença a atingirem novos recordes. Em termos de subidas nenhuma das 10 cidades cujo valor da estadia mais aumentou está no Top 10 das mais caras, indicando que a distância das cidades mais caras para as mais baratas está a diminuir. As 5 cidades que mais cresceram a dois dígitos, incluem ambas as capitais da Península Ibéria (Lisboa em Portugal e Madrid em Espanha), duas cidades russas (São Petersburgo e Moscovo) e Budapeste.

A cidade de Lisboa teve o seu 4º ano de crescimento a 2 dígitos alcançando a maior subida na Europa no preço dos hotéis em 2017, mesmo com a adição de mais 1.300 quartos (+7% do total) durante o ano passado. Para isso contribui um aumento de mais 10% de hóspedes fazendo o preço subir em 15%. Para os próximos anos espera-se que entrem no mercado mais 2.000 quartos (10% do que já existe) colocando alguma pressão do lado da receita.

Apesar desta forte subida dos preços em Lisboa (+15%) durante 2017, a capital portuguesa é das que tem os preços de estadia mais baratos, estando em 22º no índice das 33 cidades analisadas, à frente de Budapeste, Bruxelas, Moscovo, Istambul, Manchester, Atenas, São Petersburgo, Bucareste, Bratislava, Sofia e Birmingham.

Se analisarmos a evolução da última década (de 2008 a 2017), Lisboa sai bem na fotografia, pois aparece em 3º lugar em termos de aumento de receita com uma subida de 3.6% (empatada com Barcelona, Hamburgo, Copenhaga e Dublin) e apenas superada por Frankfurt (+5%) e Berlim (+4%). Pode consultar [AQUI] o relatório completo do estudo da HVS.

Publicado em Hotéis nos temas .