Air India cria fila de assentos só para mulheres para acabar com assédio

Símbolo da companhia aérea Air India que vai ter assentos exclusivos para o sexo femininoA Air India vai passar a ter uma fila de assentos reservada apenas para mulheres após relatos de incidentes de assédio sexual a bordo dos seus aviões. A partir do dia 18 de Janeiro a 3ª fila da cabina na classe económica das aeronaves airbus A320 da companhia aérea indiana que inclui 6 assentos, só poderá ser reservada pelas clientes do sexo feminino que viajam sozinhas e não querem ficar sentadas ao lado dos homens.

A medida foi tomada rapidamente principalmente após dois incidentes recentes. Num deles, uma mulher afirmou ter sido molestada por um passageiro do sexo masculino num voo entre Bombaim e Newark no dia 21 de dezembro do ano passado. Duas semanas mais tarde, uma assistente de bordo queixou-se de que um passageiro a tinha tocado inapropriadamenteUm homem de meia-idade foi preso devido a este último incidente. Um estudo realizado pela Comissão de Igualdade de Oportunidades de Hong Kong (EOC) revelou que 27% da tripulação de bordo já tinham sido assediada nos últimos 12 meses de trabalho.

A companhia aérea indiana disse aos meios de comunicação locais que O mau comportamento a bordo tem estado a aumentar nos últimos tempos.

Ashwani Lohani, presidente e director-geral da Air India disse: “Os assentos, que serão disponibilizados sem quaisquer taxas adicionais, só estarão disponíveis para clientes do sexo feminino que viajam sozinhas. Os nossos pilotos adoptaram tolerância zero para ofensas como assédio sexual, tanto de tripulantes como de passageiras, entregando os infractores às autoridades locais no desembarque.”

A medida tem sido bem recebido por alguns, mas criticada como sendo inviável por outros, incluindo a Associação de Passageiros da Índia. O presidente nacional da associação, D. Sudhakara Reddy, disse: “É uma medida impraticável e levará à discriminação de género”.

Publicado em Companhia Aérea nos temas .