A agência de viagens Ctrip com sede na China, anunciou que assinou um acordo definitivo para a compra da Skyscanner, um dos principais sites globais de pesquisa de viagens com sede em Edimburgo no Reino Unido. A actual equipa de gestão do Skyscanner continuará a gerir as operações do site de forma independente integrado no grupo Chinês.
Termos do acordo de compra do Skyscanner pela chinesa Ctrip
Os conselhos de administração da Ctrip e do Skyscanner aprovaram a transacção, que deverá ser concluída até ao final de 2016. Os termos do valor de aquisição da Skyscanner rondam os 1.65 mil milhões de euros, sendo a compra efectuada principalmente em dinheiro e o restante em acções da Ctrip.
A Skyscanner é um dos mais importantes motores de busca de viagens que permite aos utilizadores comparar preços de centenas de sites de viagens incluindo voos, hotéis e automóveis de aluguer. Classifica-se como uma das principais marcas de viagens online com base em interesses de pesquisa, tem uma média mensal de 60 milhões de utilizadores activos, estando disponível em mais de 30 idiomas. Estabeleceu a liderança na Europa e conta com uma presença crescente na Ásia-Pacifico e nas Américas.
James Jianzhang Liang, co-fundador e presidente executivo da Ctrip afirmou:
O Skyscanner é uma das maiores plataformas de pesquisa de viagens do mundo. A Ctrip e o Skyscanner partilham a mesma paixão e dedicação na disponibilização aos viajantes de todo o mundo dos melhores serviços. Esta aquisição irá reforçar os factores de crescimento de longo prazo para ambas as empresas.O Skyscanner irá complementar o nosso posicionamento numa escala global, e vamos aproveitar a nossa experiência, tecnologia e recursos para ajudarmos o seu crescimento.
“A Ctrip é líder de mercado incontestável na China e uma empresa com a qual podemos aprender muito”, disse Gareth Williams, co-fundador e CEO da Skyscanner.
E ainda acrescentou: “No próximo passo para alcançarmos o nosso objectivo, a Skyscanner permanecerá operacionalmente independente e a nossa crescente equipa global continuará a inovar e disponibilizar os produtos que os viajantes conhecem e gostam. É um momento emocionante para o nosso negócio, para os nossos parceiros e clientes.”