A Swiss International Air Lines (SWISS) tornou-se a primeira companhia aérea do mundo a operar o novo Bombardier C Series, quando a sua aeronave CS100 descolou no seu primeiro voo comercial. O novo Whisperjet partiu de Zurique para Paris Charles de Gaulle, após uma cerimonia de inauguração no portão de embarque. O novo Bombardier C Series irá substituir gradualmente os actuais RJ100 Avro nas rotas de curto e médio alcance da Swiss até Julho de 2017.
Cerimónia de Inauguração com a Miss Suíça 2013 Dominique Rinderknecht
O primeiro voo histórico do Bombardier C Series foi devidamente comemorado no portão antes de sua partida. Markus Binkert, Director Comercial da Swiss entregou um certificado especial para marcar a ocasião ao passageiro Thomas Markus Lee, detentor do recorde do mundo para os primeiros voos num novo tipo de aeronave.
Seguiu-se a tradicional cerimonia de inauguração, que foi realizada em conjunto com Dominique Rinderknecht, Miss Suíça de 2013. O CS100, que foi baptizado de Kanton Zurich (Cantão Zurique), na semana passada, foi totalmente lotado no seu primeiro voo comercial.
“Estou extremamente orgulhoso por sermos a primeira companhia aérea no mundo a colocar esta aeronave totalmente recém-desenvolvida em serviço”, disse Markus Binkert. “O Bombardier CS100 é de alta classe em todos os aspectos: conforto, economia e credenciais ambientais. A sua entrada em serviço abre uma nova era no transporte aéreo de curto e médio alcance, para os nossos clientes em particular.”
Substituição gradual da frota Avro RJ100 da Swiss até Julho de 2017
A Swiss encomendou no total 30 aeronaves Bombardier C Series:
- 15 CS100;
- 15 dos maiores CS300.
A nova aeronave irá substituir principalmente os presentes Avro RJ100 até meados de 2017. Este será seguido por outra entrega da Série C que irá substituir parcialmente outros tipos de aeronaves e em parte permitir algum crescimento da frota de curto e médio alcance da Swiss.
Além de Paris Charles de Gaulle, Manchester, Praga e Budapeste serão os primeiros destinos Swiss a receberem o serviço Bombardier CS100. Eles serão seguidos por Varsóvia e Bruxelas, no final de Agosto, e pelas cidades de Estugarda, Hanôver, Milão, Florença e Bucareste em Setembro. Outros destinos actualmente servidos com as aeronaves Avro RJ100 vão mudar para operações com o C Series com cada entrega sucessiva. A rota Zurique- Londres City está programada para mudar para o serviço da Série C, no primeiro trimestre do próximo ano.