Recessão no Brasil afecta resultados do grupo LATAM Airlines

Novo Logo LATAM Airlines em 2015O grupo LATAM Airlines reportou um lucro operacional de US$ 1,3 milhões para o segundo trimestre de 2016 e US$ 220,4 para o primeiro semestre de 2016. A margem operacional atingiu 0,1% no trimestre, o que representa um ligeiro decréscimo de 0,7% em comparação com o segundo trimestre de 2015.

As receitas totais durante o segundo trimestre 2016 diminuíram 12,5% devido a uma queda de 13,7% nas receitas de passageiros e um declínio nas receitas de carga de 22,3%. Esta redução da receita continua a reflectir o fraco ambiente macroeconómico na América do Sul – especialmente no Brasil – e as desvalorizações das moedas latino-americanas durante o período.

Parte deste declínio foi compensado pela tendência positiva na contenção dos custos, com o total de despesas operacionais a descer 12%, resultando em 10,5% na diminuição dos custos por ASK equivalente.

A LATAM Airlines Brasil continua a ajustar a capacidade no país de acordo com as condições de procura tanto para as operações nacionais como internacionais. A LATAM Airlines Brasil reduziu a capacidade doméstica em 13,7%, enquanto a receita por ASK aumentou 6,2% no segundo trimestre de 2016 em comparação com o mesmo trimestre de 2015, quando medido em reais. Além disso, como anunciado anteriormente, a LATAM Airlines Brasil continuou a diminuir a capacidade em rotas internacionais entre o Brasil e os EUA, atingindo uma redução de aproximadamente 35% durante o segundo semestre de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015.

Enquanto isso, a Companhia continua a reforçar a sua rede, aproveitando oportunidades específicas para o crescimento rentável em mercados sul-americanos de língua espanhola da LATAM que incluem Chile, Peru, Argentina, Colômbia e Equador. Em Julho, a LATAM Airlines Chile começou a voar directamente entre Santiago e La Paz e voará directaente entre Santiago e Los Angeles (EUA) no quarto trimestre. Além disso, a LATAM Airlines Peru irá conectar o seu hub de Lima com Barcelona até o final do ano, e com Cartagena na Colômbia em Janeiro de 2017.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .