Kate McWilliams, um dos pilotos do sexo feminino da companhia aérea low cost easyJet, acaba de passar o seu curso de comando fazendo dela a mais jovem comandante da aviação comercial com apenas 26 anos de idade. Kate McWilliams está colocada no aeroporto de Londres Gatwick, onde easyJet tem mais de 60 aeronaves e opera 106 rotas.
A sua paixão pela aviação começou na tenra idade de 4 anos, quando foi levada ao primeiro show aéreo pelo seu padrinho. Ela planeava juntar-se à RAF (Royal Air Force), no entanto não houve oportunidades de recrutamento quando Kate deixou a escola em 2008. Kate, em seguida, juntou-se à CTC quando fez 19 anos e iniciou a sua carreira na aviação comercial. Juntou-se à easyJet em Maio 2011 como primeiro oficial e começou seu curso de comando a 25 de Abril de 2016, tendo concluído com êxito e assumindo o posto de comandante.
Apenas 5% dos pilotos comerciais são do sexo feminino e no ano passado a easyJet anunciou uma iniciativa para alterar esta situação e duplicar a proporção de novos participantes do sexo feminino e atingir a quota de 12% em dois anos.
A easyJet espera que o sucesso da Kate e a realização do seu sonho consiga inspirar outras mulheres a seguirem uma carreira como piloto. Em Abril de 2016, a easyJet abriu 450 oportunidades de recrutamento para novas posições de piloto, bem como 170 oportunidades de desenvolvimento de carreira para os actuais pilotos da easyJet . A companhia aérea de baixo custo espera que as jovens mulheres sigam os passos de Kate e concorram para iniciar uma carreira de piloto com a easyJet.