Qatar Airways já tem 20% do grupo da British Airways e Iberia

No dia 12 de Julho de 2016 a Qatar Airways anunciou que detinha 15.67% de participação na International Airlines Group (IAG) que resultou da fusão da British Airways com a Iberia, e reiterou que podia considerar aumentar a sua participação ainda dentro dos limites admissíveis. Os accionistas da IAG, incluindo a Qatar Airways, não membros da União Europeia estão sujeitos a um limite máximo total, como resultado da exigência de que as companhias aéreas da UE têm de ser maioritariamente detidas por accionistas Europeus.

A 28 de Julho, a Qatar Airways divulgou que agora detém 20.01% da IAG. O interesse da Qatar Airways na IAG é puramente financeiro, o aumento da participação reflecte a força dos laços comerciais e estratégicos entre as empresas e evidencia o apoio contínuo para a estratégia em curso do grupo ao qual pertencem a Iberia e British Airways.

“A recente valorização de mercado de um dos grupos de companhias aéreas líderes mundiais tem proporcionado o que acreditamos ser uma atraente oportunidade para aumentar a nossa participação na IAG. Continuamos a acreditar favoravelmente na equipa da IAG, na sua estratégia e gestão, e não temos a intenção de aumentar a nossa percentagem accionista, a menos que haja alterações substanciais à actual situação”, disse Akbar Al Baker, CEO do Grupo da Qatar Airways.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , , .