A Companhia Aérea Etihad Airways pediu a um tribunal alemão uma injunção para proteger os seus voos em parceria com a airberlin. A Etihad Airways detém 29,2% da airberlin, a 2ª maior companhia aérea da Alemanha. A companhia aérea de Abu Dhabi disse que não podia esperar mais para que o governo alemão decidisse e aprovasse o seu codeshare com a airberlin em voos para 29 cidades na Europa, Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos.
A transportadora aérea dos Emirados Árabes Unidos disse que a acção legal tomada interposta na semana de 19 de Outubro ajudará a proteger os postos de trabalho dos 8.000 funcionários da empresa de aviação alemã e proporcionará aos passageiros clareza e confiança.
Estes voos fazem parte da programação de Inverno 2015/16 que já teve inicio e que têm a duração de 5 meses até 31 de Março de 2016.
Um porta-voz da empresa afirmou: “Na ausência de qualquer decisão por parte das autoridades alemãs, que aprovaram 7 horários da Etihad Airways, incluindo todos os codeshares com a airberlin desde 2012, a companhia aérea não teve outra alternativa senão apresentar uma acção preliminar preventiva junto do Tribunal Administrativo de Braunschweig“.
Aparentemente esta atraso será propositado já que é de conhecimento público a posição alemã (Governo e Companhia Aérea de bandeira) de contestação às transportadoras do médio oriente pela sua forte subsidiação pelos governos locais.