A Companhia Aérea QANTAS celebrou precisamente no dia 17 de Abril 2015 80 anos de viagens para destinos internacionais. A empresa fundada em 1920 nasceu no interior de Queensland e tornou-se desde então na maior Companhia Aérea doméstica e internacional da Austrália.
A história da Qantas
QANTAS é a sigla de Queensland and Northern Territory Aerial Services.
A 17 de Abril de 1935 operou o 1º voo de passageiros internacional da Austrália a partir de Brisbane para Singapura, transportando dois clientes a pagar numa aeronave Havilland DH86. Oito décadas depois, os passageiros da Companhia continuam a desfrutar de uma rede internacional que abrange todos os continentes, para mais de 250 destinos em 60 países.
Alan Joyce, Presidente Executivo declarou que a Qantas ajudou a moldar a indústria de aviação global, atingindo padrões muito elevados em segurança, tecnologia, produto e serviço. Tem incorporado muitas inovações que permitem tornar o transporte aéreo mais seguro, mais confortável e mais eficiente do que nunca. Temos visto as viagens que costumava levar três dias e meio encolher para menos de oito horas e aeronaves que transportavam meia dúzia de passageiros transportar agora 300.
Nas últimas 8 décadas, a Qantas inventou as viagens em classe executiva, operou o primeiro serviço mundial dual-hemisfério e operou o voo mais longo do Mundo sem escalas no maior avião comercial do mundo.
O Sr. Joyce acrescentou na nota de imprensa da Qantas: Hoje a nossa empresa é forte, rentável e posicionada para o crescimento assente em 3 factores chaves:
- Estamos a conquistar os níveis mais altos de satisfação do cliente desde que há registos;
- Tentamos alcançar maior eficiência através de uma utilização mais mais inteligente da frota;
- Fortalecendo novas parcerias com companhias aéreas em mercados-chave.
E continuou dizendo: “A reputação global de excelência que a Qantas tem hoje, é um tributo ao trabalho árduo de dezenas de milhares de funcionários em mais de oito décadas, desde pilotos, tripulação de cabina e operadores terrestres desde engenheiros, comerciais e administradores da empresa.”
Comemoração do 80º aniversário de voos internacionais
Para marcar o 80º aniversário da ligação internacional inaugural da Qantas, os clientes que viajaram no voo QF51 a partir de Brisbane para Singapura foram recebidos com festejos, danças, celebração com balões e bolos no portão de embarque. Um decalque especial foi montado no Airbus A330 que vai operar o voo.
A mais antiga companhia aérea a operar continuamente no mundo celebra igualmente este ano seu 95º aniversário, marcando o início dos voos domésticos na Austrália, 15 anos antes de ter iniciado as ligações internacionais.
Como foi em 1935
No momento do primeiro serviço internacional da Qantas tinha 5 aviões DH86 operacionais para este tipo de voos.
Qantas cobrou 117 Libras (cerca de 2.300 euros actualizados à data dos nossos dias) a cada um dos passageiros pela sua primeira ligação fora da Austrália.
Primeiro voo internacional entre Brisbane para Singapura tinha a capacidade de transportar 5 passageiros e teve a duração de três dias e meio com paragens durante a noite em Cloncurry, Darwin e Rambang.
A ligação não tinha tripulação de cabina e era o primeiro oficial que entregava as bebidas e sanduíches preparados em terra, embora os passageiros comessem refeições nas paragens efectuadas ao logo do percurso.
O voo transportou apenas dois passageiros, um major da Guarda da Rainha e Lady Mountbatten, uma aristocrata que se tornou a última Vice-rainha da Índia Britânica.
Como é agora em 2015
A frota da Qantas Internacional inclui 34 aeronaves:
- 2 Airbus A380;
- 12 Boeing B747;
- 10 Airbus A330.
Uma passagem aérea ida e volta entre Brisbane e Singapura custa aproximadamente 760 euros. Os preços dos bilhetes de avião desceram mais de 30% só nos últimos 10 anos.
A ligação directa transporta agora 300 passageiros (60 vezes mais do que há 80 anos), e dura 8 horas com assistentes de bordo e multi-opções de refeições.
A Qantas continua a transportar celebridades como Dalai Lama, Lady Gaga, Taylor Swift , o Principe William e a Duquesa de Cambridge.