Moscovo Zhukovsky vai tornar-se oficialmente o 4º aeroporto da capital russa quando abrir ao tráfego comercial no dia 15 de Março de 2016. Thomas Vaishvila, presidente da empresa de gestão aeroportuária Ramport, afirmou que o novo terminal de passageiros com 17.600m2 abrirá ao público no próximo mês, que deverá ser inaugurado com os voos da Companhia Aérea i-Fly Airlines.
Ao operar a pista mais longa da Europa com 5.500 metros de comprimento, o aeroporto vai funcionar como um grande centro de aviação para testes, voos comerciais e governamentais.
O edifício do Terminal constitui a primeira de 3 etapas que a Ramport, vai efectuar para transformar Zhukovsky num aeroporto civil comercialmente viável. Durante a segunda fase, prevista para começar no mês de Setembro, o terminal será expandido para 47.600 metros quadrados enquanto será também construído um centro comercial de 100.000m2. A terceira fase, que está prevista para ser concluída em 2020, vai envolver ainda mais a expansão do terminal para 60.000 metros quadrados e a construção de um hangar para manutenção e reparação de aeronaves.
Esta nova estrutura aeroportuária pretende aliviar a pressão sobre os 3 aeroportos existentes em Moscovo:
- Sheremetyevo;
- Domodedovo;
- Vnukovo.
O presidente russo Vladimir Putin propôs mudar todo o tráfego charter e de baixo custo para o aeroporto de Zhukovsky. Até agora nenhuma companhia aérea comercial programou voos regulares para o aeroporto, que está localizado a 40 km fora do centro de Moscovo.
Até há pouco tempo, Zhukovsky foi usada principalmente como uma instalação de testes para aeronaves Sukhoi, Ilyushin e Tupolev. Também é utilizada pelo Instituto de Investigação Gromov e é uma base para o governo russo para sSituações de emergência.