A Low Cost Blue Air informou que a desde o dia 19 de Janeiro de 2016 tornou-se um membro pleno da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo).
Este feito foi alcançado na sequência da recente certificação IOSA (Avaliação Operacional de Segurança da IATA), uma auditoria complexa que avaliou mais de 900 padrões e melhores práticas para a segurança de voo nos seguintes departamentos:
- Operações de voo;
- Controle operacional;
- Despacho de voo;
- Engenharia e manutenção de aeronaves;
- Operações de cabine;
- Operações de assistência em escala;
- Operações de carga;
- Gestão de segurança.
Gheorghe Racaru, Director Geral da Blue Air, afirmou: “Aderir à IATA é um passo significativo e histórico para a empresa, abre novas portas a parcerias com outras companhias aéreas, membros da associação, a fim de oferecer aos nossos passageiros uma rede de rotas mais ampla, e como sempre, os melhores preços.”
A IATA é a associação da aviação de maior prestígio no mundo, com a adesão de mais de 260 companhias aéreas internacionais e presente em mais de 119 países. As suas principais prioridades incluem a redução dos custos para a indústria, o desenvolvimento de novas normas técnicas para facilitar a inovação na distribuição, aumentar a segurança global, impulsionar mudanças na indústria, formação e padronização operacional.
A Blue Air opera há 11 anos, e dispõe actualmente de 65 rotas para a Alemanha, Bélgica, Chipre, França, Grécia, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido, Roménia e Suécia. A empresa tem 5 bases operacionais, em Bucareste, Bacau, Iasi, Larnaca e Turim. A Companhia Aérea de baixo custo Blue Air opera uma frota de aeronaves Boeing 737, com interior remodelados e assentos Recaro que proporcionam maior conforto durante os voos.