Iberia termina rota para Luanda (Angola) a 30 de Maio

Avião Airbus A330 EC-LZJ da Companhia Aérea IberiaA Iberia vai terminar a sua rota entre Madrid e Luanda com o ultimo voo a realizar-se no dia 30 de Maio, tendo a Companhia já informado os clientes e operadores turísticos. A decisão decorre da actual situação económica de Angola, na sequência da queda dos preços do petróleo, e a subsequente falta de moeda estrangeira.

A empresa disse que a ligação entre Luanda e Madrid tem tido recentemente apenas um pequeno número de passageiros, o que não era compatível com os custos fixos da rota.

O representante da Iberia em Angola, Joy A. Horrid Kuppiya, afirmou: “Os nossos clientes irão receber um reembolso ou ser enviados para outras empresas, de acordo com suas necessidades“. Em alternativa a Companhia está a propor ligações de Madrid para Luanda via Londres Heathrow, sendo a 2ª ligação operada pela transportadora British Airways também pertencente ao grupo IAG.

Outras companhias aéreas também confirmaram que o negócio tem tido um rumo pior. A TAP Portugal teve uma queda de passageiros acima dos 10% no 1º trimestre de 2016, tanto na ligação desde Lisboa como desde o Porto, e a Brussels Airlines, um dos operadores mais recente no mercado em Angola, perdeu 19% dos passageiros, ainda que neste último caso também condicionada pelos acontecimentos no aeroporto Bruxelas Zaventem.

A rota da Iberia para Angola é actualmente operada com 2 voos por semana às segundas e sextas num Airbus A330-300 que sai de Madrid às 00h55 e aterra em Luanda às 07h20. A partida da capital de Angola realiza-se às 22h25 para chegar a Espanha às 7 da manhã do dia seguinte.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , , .