Regulador bloqueia acordo entre Qantas e China Eastern Airlines

Plano da parceria entre as Companhias Aéreas Qantas e China Eastern Airlines está a ser bloqueado pelo Regulador Australiano.
A Australian Competition and Consumer Commission (ACCC), equivalente à Autoridade da Concorrência, considera que o acordo é susceptível de resultar em detrimento público significativo, pois pode limitar a capacidade e / ou aumentar os preços na rota aérea entre as cidades de Sydney e Xangai.

Acordo entre Qantas e China Eastern Airlines

As duas Companhias Aéreas estabeleceram um codeshare em Novembro do ano passado com o intuito de explorarem novas ligações entre os 2 países.

O objectivo era criar uma joint venture de 5 anos de forma a integrar as operações mutuas desde Xangai na China.

Acordo entre Qantas e China Eastern Airlines

A oposição do Regulador Australiano

Rod Sims, Presidente da ACCC disse aos media: Compreendemos o desejo da Qantas para formar uma aliança com uma companhia chinesa com o objectivo de estabelecer uma porta de entrada no Nordeste da Ásia. No entanto, a preocupação da ACCC é que eles optaram por fazê-lo com a sua principal concorrente, por um percurso entre a Austrália e China onde a Qantas opera voos directos.

A Qantas e China Eastern, juntas, agregam mais de 80% da capacidade em serviços directos nessa rota. São as duas principais companhias aéreas e as únicas que oferecem voos diários, e assim existe maior pressão concorrencial . Se o acordo for para a a frente a concorrência deixará de existir.

A ligação Sydney-Xangai é responsável por cerca de 24 por cento de todos os vôos directos entre a China e Austrália. O regulador considera ainda que com esta parceria o tráfego na rota em questão não terá um aumento significativo.

Contestação da Qantas

Gareth Evans, Presidente Executivo da Qantas Airways Limited rejeitou as conclusões da ACCC, acrescentando:

  • “Há mais de 20 companhias aéreas que já prestam serviços entre a Austrália e a China continental e os preços praticados nessas rotas demonstram que o mercado é altamente competitivo”.
Publicado em Companhia Aérea nos temas , , , .