Grupo HNA accionista da TAP quer vender participação nos Hotéis NH

Marcas nh collection e nh hotels escritas em caracteres chinesesO Grupo chinês HNA que é accionista da TAP Air Portugal através do consórcio Atlantic Gateway e da companhia brasileira Azul, nomeou diversos bancos para procurar compradores da sua participação no NH Hotel Group de Espanha.

O HNA disse que contratou o Benedetto, Gartland & Company e JP Morgan para procurar possíveis compradores da sua participação neste grupo hoteleiro espanhol. A participação de 29.5% foi avaliada em cerca de 630 milhões de euros a preços actuais.

Este  anúncio surgiu após a Reuters ter noticiado que o governo dos EUA não aprovaria nenhum investimento da HNA nos Estados Unidos até que o conglomerado chinês divulgasse informações adicionais sobre quem são os seus accionistas.

No ano passado, a Espanha ultrapassou os Estados Unidos para se tornar o segundo país mais visitado do mundo a seguir à França. A Espanha tal como Portugal tem beneficiado do aumento de turismo impulsionado por preocupações de segurança em alguns mercados rivais no norte da África (Egipto e Tunísia), Turquia e Médio Oriente.

O HNA Group encontra-se altamente endividado e tem tido um relacionamento difícil com a NH Hotels. Os seus representantes foram expulsos da administração do grupo NH em 2016, depois da compra pela HNA do grupo hoteleiro rival Carlson-Rezidor, levando a acusações de conflito de interesses. Esta intenção de venda surge após o próprio NH ter rejeitado uma oferta de aquisição por parte do grupo Barceló.

Publicado em Hotéis nos temas .