O grupo hoteleiro português STAY HOTELS comprometeu-se desde 2013 a desenvolver soluções cada vez mais sustentáveis nos seus hotéis de norte a sul do país.
Além da água em embalagem de cartão e dos esforços contínuos para a diminuição do uso de plásticos descartáveis, a rede hoteleira nacional promove a recolha e reciclagem de rolhas de cortiça, contribuindo para o reaproveitamento deste recurso natural.
Sempre que um cliente consome uma garrafa de vinho num dos 9 bares do grupo hoteleiro, as rolhas de cortiça são recolhidas numa jarra de vidro para posteriormente serem encaminhadas para a reciclagem. Desta forma, é possível reaproveitar a cortiça para outros produtos, como materiais de construção, componentes automóveis e aeroespaciais ou artigos de moda.
Desde 2017, que a STAY Hotels, integra o projecto Green Cork da Quercus, tendo já recolhido mais de 84 milhões de rolhas.
Através da receita das rolhas entregues para reciclagem, a Quercus financia ainda a iniciativa “Floresta Comum”, ao abrigo da qual já foram plantadas mais de 925 mil árvores autóctones em Portugal, como o sobreiro.
A marca hoteleira tem vindo a apostar na implementação de diversas medidas sustentáveis, que ajudam a proteger o ambiente e a combater as alterações climáticas.
No final de 2018, substituiu os sacos de plásticos usados para o embalamento de almofadas por sacos biodegradáveis à base de fécula de batata, e, em 2019, a marca introduziu no buffet de pequeno-almoço água da marca Earth Water, a única em Portugal cuja embalagem é produzida em cartão e cujos lucros revertem na totalidade para o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.
Outras grupos hoteleiros, como a Accorhotels, reciclam os sabões não usados, e a marca Novotel dá nova vida aos têxteis usados.