Um hotspot wi-fi com um nome assustador causou um alerta de segurança num voo durante o fim de semana da Companhia Aérea Qantas Airways que seguia de Melbourne para Perth na Austrália. De acordo com relatos da tripulação, uma passageira a bordo do avião no voo QF481 de sábado, viu um hotspot através do menu wi-fi do seu smartphone com o nome Mobile Detonation Device (Dispositivo de Explosão Móvel). Na altura o avião ainda se encontrava parado em procedimentos de inicio de operação.
A passageira chamou um dos membros da tripulação, que em seguida, informou o piloto e a segurança do aeroporto, tendo sido anunciado através do sistema sonoro um aviso dizendo que o voo seria atrasado porque um dispositivo electrónico precisava de ser encontrado. “Há um dispositivo no avião que tem um nome ameaçador e nós não vamos partir até que esse dispositivo seja trazido até mim”, disse o comandante.
Após uma busca minuciosa, mas infrutífera, o avião foi finalmente considerado apto para descolagem. No entanto cerca de 40 passageiros recusaram-se a voar, o que causou mais atrasos pois a sua bagagem teve de ser retirada antes da partida.
A Companhia Aérea Qantas disse aos meios de comunicação australianos que não tinha havido nenhum risco de segurança e o voo pousou em segurança em Perth com cerca de duas horas de atraso.