A Alaska Airlines lançou os primeiros voos comerciais regulares da Costa Oeste dos EUA entre Los Angeles e Havana, Cuba. Entre os passageiros a bordo do voo inaugural seguiam 50 líderes políticos, empresariais e culturais da Califórnia e do Estado de Washington que participaram de uma missão educativa e comercial e que desejavam conhecer melhor aquela nação insular.
“O aeroporto de Los Angeles (LAX) é a porta de entrada da América para o mundo – e hoje, um novo e excitante capítulo nas relações EUA-Cuba começam no nosso aeroporto”, disse o Mayor Eric Garcetti. “Estou emocionado ao ver o primeiro voo comercial da costa Oeste para Havana descolar do LAX, e grato à Alaska Airlines por ajudar a conectar os Angelinos com pessoas e culturas de todo o mundo”.
Foi em Setembro do ano passado que a Alaska Airlines recebeu a autorização para voar até Havana, e esta ligação inaugural não será a primeira da companhia aérea até Cuba. No início dos anos 1970, a Alaska Airlines operou voos charter da US Military Airlift Command para a base de Guantanamo Bay, para além de outros destinos nas Caraíbas como Jamaica, Porto Rico e Panamá.
O voo para Havana operará usando um Boeing 737-900ER de baixo consumo de combustível. A bordo, os clientes irão desfrutar do serviço premiado da Alaska, juntamente com outros recursos para ajudar a aproveitar ao máximo o tempo, seja em trabalho ou lazer. O Alaska Beyond Entertainment oferece entretenimento gratuito e premium directamente nos dispositivos dos cliente. Outras amenidades a bordo incluem uma selecção de comidas e bebidas inspirada em sabores locais, assentos de couro personalizados com apoios de cabeça ajustáveis e tomadas de energia para laptops e dispositivos pessoais em cada assento.