A Alaska Airlines foi contemplada com o direito de explorar o serviço comercial entre Los Angeles e Havana, Cuba. O United States Department of Transportation (DOT) aprovou oficialmente a candidatura da companhia aérea para começar o serviço até à capital cubana, que ainda terá de ser aprovado pelo governo cubano antes dos bilhetes serem postos à venda.
“Aplaudimos o Secretário-geral Anthony Foxx e a equipe da DOT pela sua abordagem ponderada e imparcial da abertura do serviço comercial a Cuba”, disse John Kirby, vice-presidente de planeamento de capacidade da Alaska Airlines. “Sendo a única companhia aérea que lhe foi atribuído o serviço diário sem escalas a partir da costa Oeste dos Estados Unidos para Havana, estamos animados por sermos uma das primeiras transportadoras a servir Cuba de forma programada em mais de 50 anos.”
As viagens para Cuba envolvem um planeamento com antecedência. O governo dos Estados Unidos não permite aos norte-americanos visitarem Cuba estritamente em turismo. Os cidadãos norte-americanos estão autorizados a viajar a Cuba segundo 12 categorias aprovadas, tais como:
- Visitas a familiares;
- Educação;
- Jornalismo;
- Projectos humanitários.
Assim que receber a aprovação oficial do governo cubano, a Alaska Airlines irá determinar quando iniciará a operação aérea. O voo da Alaska Airlines terá origem em Seattle com uma escala em Los Angeles, e em seguida, o mesmo avião seguirá para Havana.