Qantas e American Airlines tentam pela 2ª vez concretizar joint-venture

Logos das companhias aéreas American Airlines e QantasA Qantas e a American Airlines esperam obter luz verde para concretizarem uma joint-venture estratégica trans-pacifica numa 2ª tentativa. As companhias aéreas planeiam rever o acordo e reenviar uma aplicação ao Departamento de Transportes dos EUA (DOT). A primeira proposta de joint-venture foi rejeitada pelo DOT no final do ano passado.

As companhias aéreas sentem nesta altura um ambiente mais amigável para aliarem os seus negócios com o objectivo de reduzirem a regulamentação desnecessária, e acreditam que será aprovada na segunda tentativa. Os dois parceiros da aliança Oneworld têm partilhado códigos de voo há mais de 25 anos.

“Nós queremos aprofundar este relacionamento da forma como temos comunicado sobre o tema, por isso vamos reenviar a aplicação nos próximos meses”, afirmou o CEO da Qantas International, Gareth Evans, à margem da Reunião anual Reunião em Cancun no México da International Air Transport Association (IATA).

Gareth Evans, acrescentou: “Nós tivemos muitas reuniões com o Departamento de Transportes em Washington, tanto nós como os americanos, no decorrer deste processo, para que eles estejam completamente informados. Então, vamos voltar a formalizar o pedido novamente. O meu entendimento é que vai levar muito menos tempo desta vez. Mas teremos que esperar pela resposta.”

“A nossa parceria e o nosso relacionamento mantem-se forte e ainda há uma grande quantidade de transferência de tráfego entre as duas companhias a usarem o relacionamento de partilha de códigos existente”, acrescentou Evans.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .