2017 é o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento

2017 Ano Internacional do Turismo Sustentável para o DesenvolvimentoA Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, lembrando o potencial do turismo para promover a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

São 12 meses para celebrar e promover a contribuição do sector do turismo para a construção de um mundo melhor. Este é o principal objectivo do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento 2017 que tem inicio agora.

A apresentação do Ano Internacional terá lugar em Madrid, a 18 de Janeiro de 2017, por ocasião da Feira Espanhola de Turismo, FITUR. O Ano Internacional visa apoiar uma mudança nas políticas, práticas empresariais e comportamento dos consumidores para um sector do turismo mais sustentável contribuindo eficazmente para os ODS.

“Esta é uma oportunidade única para construir um sector de turismo mais responsável e comprometido que possa capitalizar o seu imenso potencial em termos de prosperidade económica, inclusão social, paz e compreensão, preservação cultural e ambiental”, disse Taleb Rifai, secretário-geral da OMT.

O Ano Internacional promoverá o papel do turismo nas seguintes 5 áreas principais:

  1. Crescimento económico inclusivo e sustentável;
  2. Inclusão social, emprego e redução da pobreza;
  3. Eficiência dos recursos, protecção do ambiente e alterações climáticas;
  4. Valores culturais, diversidade e património;
  5. Compreensão mútua, paz e segurança.

O sector do turismo representa actualmente 7% das exportações internacionais, um em 11 postos de trabalho e 10% do PIB mundial, se for bem gerido, pode promover o crescimento económico inclusivo, a integração social e a protecção dos bens culturais e naturais.

Publicado em Notícias nos temas .