IATA desenvolve sistema Argus para combater a fraude

Logo do sistema IATA Argus numa caixaA IATA, Associação Internacional de Transporte Aéreo, está a desenvolver um sistema para prevenir as fraudes nos pagamentos na indústria de viagens aéreas. Os esquemas ilícitos de pagamento custam à indústria cerca de 770 milhões de euros anualmente, dos quais 75% são suportados pelas companhias aéreas e o restante por outros participantes da cadeia de valor, incluindo as agências de viagens.

A IATA está a cooperar com a empresa Ypsilon Net AG para tornar o seu sistema Argus disponível para as companhias aéreas e agentes de viagens.

Enquanto que algumas transportadoras já usam uma série de sistemas para reduzir a fraude na sua actividade de venda directa, o IATA Argus oferece uma solução de detecção e gestão de fraudes de pagamento único, totalmente integrado e automatizado tanto para os Operadores Turísticos como para as Companhias Aéreas.

Ao aceder às informações disponíveis nos Sistemas de Distribuição Global, o Argus é capaz de detectar transacções suspeitas a partir do pedido de reserva, e sinalizá-los ou mesmo cancelar o processo conforme apropriado. Ele pode notificar o agente ou companhia aérea da reserva suspeita, e automaticamente tomar medidas para anular, suspender ou cancelar um bilhete de avião.

Aleks Popovich, Vice-Presidente  da área Financeira e Serviços de Distribuição da IATA afirmou: “Estamos empenhados em ajudar a indústria na luta contra os esquemas ilícitos. A nossa parceria com a Ypsilon Net AG fornece uma solução moderna na prevenção da fraude que responde às necessidades tanto das companhias aéreas como dos operadores turísticos, fazendo aumentar a confiança nas novas vendas através de todos os canais de distribuição disponíveis.”

Publicado em Notícias nos temas .