Plano dos voos low cost da Norwegian entre Barcelona e Tóquio adiados

A companhia aérea Norwegian viu o seu plano para a possível rota entre Barcelona El Prat e Tóquio Narita ser adiado, pois o acordo bilateral entre a Espanha e a Rússia assinado no início deste ano só permite voos trans-siberianos com origem no aeroporto de Madrid Barajas.

Durante uma conferência de imprensa em Oslo na Noruega, o CEO Bjorn Kjos da companhia aérea low cost disse que os direitos de tráfego aéreo são um dos grandes problemas que impedem a abertura de novas rotas. Nós gostamos muito da Ásia, disse Kjos, “Mas os direitos de tráfego aéreo são o maior obstáculo para uma maior concorrência aérea.”

Embora tecnicamente a Norwegian esteja autorizada a efectuar a rota Barcelona-Tóquio, contornar o espaço aéreo da Rússia tornaria os voos financeiramente inviáveis.

O CEO da low cost Norwegian também criticou as medidas nacionalistas e proteccionistas afirmando que os países deveriam parar de proteger as companhias aérea de bandeira através dos direitos de voo, referindo-se presumivelmente ao facto de que os direitos para a rota Trans-Siberiana Madrid-Tóquio foram concedidos pelo Ministério do Desenvolvimento (Fomento) à Iberia que tem voos entre Madrid e Tóquio.

No entanto, os planos da companhia aérea de baixo custo para lançar rotas sul-americanas estão no bom caminho. A Norwegian anunciou que solicitou a abertura de uma filial em Buenos Aires para facilitar os voos entre Espanha e Argentina.

Publicado em Low Cost nos temas , .