A Iberia anunciou o lançamento de operações directas de Madrid para Tóquio e Xangai. A Companhia Aérea Espanhola programou 3 voos semanais para o Japão a partir do próximo dia 18 de Outubro. No total, vai oferecer cerca de 90.000 assentos por ano nesta rota. Os voos já estão à venda, embora ainda sujeitos à aprovação do governo, o preço de oferta de lançamento é de 612 euros ida e volta.
A Iberia terá a única ligação directa entre o Japão e a Espanha, um dos destinos turísticos mais atraentes para os cidadãos japoneses que viajam para o país atraídos pelos cultura, museus, gastronomia e expressões artísticas como o flamenco. De Janeiro a Setembro de 2015, o número de turistas japoneses que visitaram Espanha cresceu 27% em relação ao mesmo período do ano passado.
Horários voos Iberia Madrid-Tóquio
A ligação entre o aeroporto de Barajas em Madrid (MAD) e o Tóquio Narita (NRT) terá os códigos de voo IB6800 e IB6801. A operação efectua-se numa aeronave Airbus A330-200 com capacidade para 288 passageiros sendo 19 em classe business e 269 em turística. Desde Espanha as ligações partem à terça-feira, sexta-feira e domingo, e regressam do Japão à 2ª feira, 4ª feira e sábado, no seguinte horário a partir de 30 de Outubro:
- MAD 12h20 > NRT 09h35 (do dia seguinte)
- NRT 11h20 > MAD 17h20
Rota Iberia Madrid-Xangai
A Iberia também vai inaugurar uma rota sem escalas entre Madrid e Xangai na China, com três voos por semana. A companhia aérea já iniciou conversações com as autoridades chinesas para configurar a operação cuja data de lançamento está pendente de alvarás e slots.
Actualmente não há voos directos de Espanha para Xangai, um centro financeiro e o porto com maior movimento de contentores do mundo. O número de cidadãos chineses que visitam a Espanha não parou de crescer. De Janeiro a Setembro do ano passado, o aumento foi de quase 66% em comparação com 2014.
História das ligações aéreas entre Espanha e Japão
O 1º serviço da Iberia para o Japão foi lançado em 1986 com o voo semanal num Boeing 747 com a rota Madrid – Bombaim – Tóquio Narita. Um ano mais tarde a escala técnica em Bombaim foi substituída por Anchorage no Alasca.
Em 1992 a Companhia Aérea Espanhola opta por substituir as paragens no Alasca pelo aeroporto de Moscovo Sheremetyevo. Em Dezembro de 1998 a Iberia suspende os voos para o Japão até 17 de Outubro de 2016.