A Weaving Group vendeu a sua participação minoritária na Aigle Azur ao fundador brasileiro e presidente da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, David Neeleman. Esta passa a ser a 6ª companhia aérea onde o empresário brasileiro-americano participou na sua fundação ou gestão.
Após 7 anos após a abertura do capital da empresa comprada em 2001, o Weaving Group anunciou que no dia 15 de Novembro de 2017 vendeu as suas acções equivalentes a 30% do capital, “Marcando uma nova etapa na longa história da mais antiga companhia aérea privada europeia estabelecida em 1946”.
David Neeleman foi o fundador da Morris Air em 1980 que foi vendida à Southwest Airlines em 1994, e posteriormente da WestJet no Canadá, da JetBlue nos Estados Unidos e da Azul no Brasil, do qual é presidente, faz ainda parte do consórcio Gateway que comprou em 2015 a participação de 61% na TAP Air Portugal, entretanto renegociada para 45%.
A Aigle Azur também conta como um dos seus accionistas o Grupo HNA que já adquiriu 23.7% do capital da Azul em 2015. Lembramos que a Aigle Azur também anunciou uma parceria operacional e comercial com a Corsair International, que levará a partilhar os códigos de voo em todas as suas respectivas redes.
Meziane Idjerouidene, presidente da Weaving Group, afirmou num comunicado: “Por 16 anos, o nosso Grupo esteve ao lado de Aigle Azur. Com todas as equipas da empresa, a quem agradeço, podemos orgulhar-nos dos sucessos colectivos. O Grupo GoFast tornou-se o Weaving Group em 2017, incorporando uma diversificação das suas actividades, abriu diversas negociações para vender a sua participação na Aigle Azur. Tínhamos dois requisitos para seleccionarmos o novo parceiro: por um lado, dar à empresa novas formas de escrever uma nova página na sua história; Por outro lado, confiar num novo accionista que conheça perfeitamente o sector e que possa sustentar a empresa. Essas condições foram agora completas. Esta é uma boa notícia para a Aigle Azur, os seus clientes e os seus funcionários, a quem eu desejo, em nome do grupo Weaving, enviar os meus agradecimentos e a minha fidelidade”.