Voos Hi Fly de fim de ano para o Brasil são os 1º do Mundo sem plásticos

Tabuleiro e talheres da Hi Fly no voo sem plásticosA companhia aérea portuguesa Hi Fly realizou a 26 de Dezembro o primeiro voo comercial do mundo completamente livre de plásticos descartáveis, numa iniciativa inovadora para o sector de aviação a nível global.

Esta operação sem plásticos de uso único a bordo engloba quatro voos operados pelo Airbus A340 da Hi Fly que realizou a rota entre Lisboa e a cidade de Natal numa viagem organizada pelos operadores turísticos para o fim de Ano no Brasil. Os passageiros farão os voos de regresso daqui a uma semana. Mais de 700 passageiros farão parte desta iniciativa.

O presidente da Hi Fly, Paulo Mirpuri, comentou antes da descolagem: “Este histórico voo Hi Fly, operado sem nenhum item de plástico a bordo, reforça o nosso compromisso de fazer da Hi Fly a primeira companhia aérea ‘livre de plásticos’ do mundo dentro de um ano. Estamos obviamente bastante entusiasmados por sermos a companhia aérea pioneira no mundo nesta iniciativa.”

Paulo Mirpuri acrescentou, “A nossa missão corporativa é baseada na sustentabilidade e trabalhamos lado a lado com a Fundação Mirpuri para garantir que as nossas práticas corporativas correspondam às nossas responsabilidades mais amplas para com o planeta. Estes voos resultarão em cerca de 350 kg de plásticos descartáveis evitados, que não contribuirão assim para envenenar o nosso meio ambiente.”

Refeição na económica do voo sem plásticos da Hi Fly

O voo de teste sem plásticos é apenas o mais recente passo da Hi Fly para tornar toda a sua frota livre de plásticos até o final de 2019. Entre as dezenas de objectos de plástico de uso único que foram substituídos estão: copos, colheres, saleiros e pimenteiros, sacos para enjoo, embalagens para roupa de cama, pratos, embalagens de manteiga individuais, garrafas de refrigerantes e escovas de dentes.

E entre as muitas inovações apresentadas aos passageiros no voo estão os talheres de bambu, uma série de embalagens de papel e recipientes biodegradáveis que, uma vez usados, podem ser prontamente compostáveis.

Publicado em Companhia Aérea.