Vista de um Piloto da British Airways a aterrar no Funchal

Aproximação de voo da British Airways ao aeroporto do FunchalVídeo de um voo da British Airways com a vista do piloto e comentários sobre as dificuldades em aterrar no aeroporto do Funchal na ilha da Madeira. O aeroporto é um dos que apresenta mais exigências técnicas na aterragem na rede mundial da Companhia Aérea Inglesa.

Os pilotos têm de ter uma certificação especial das autoridades da aviação Portuguesas para poderem aterrar no Funchal. A equipa de formação de pilotos especialista da British Airways (BA) criou um plano personalizado, que recebeu a aprovação e permitiu que a companhia começasse a voar para o Funchal. Actualmente a transportadora só tem 20 pilotos certificados para aterrarem na ilha da Madeira.

Os pilotos que voam três vezes por semana numa operação desde Gatwick Londres foram submetidos a uma formação especializada, incluindo simulação de voo em computador para estudarem todos os aspectos da abordagem em detalhe.

A BA começou a voar três vezes por semana a partir de Gatwick para o Funchal a 11 de Maio de 2015.

Vídeo aterragem de avião BA no Funchal

Neste vídeo dois pilotos altamente treinados da companhia aérea British Airways, os capitães Ally Wilcox e Ian Mills, mostram como deve ser efectuada a aproximação à pista e aterragem.

Um dos pontos de referência é uma plantação de bananeiras do lado esquerdo, a partir daqui o voo tem de ser efectuado junto à baía com a costa à vista, para depois efectuar uma curva à direita na aproximação da pista. Na maioria dos aeroportos esta fase é efectuada usando os instrumentos, mas no Funchal é executada visualmente. Outro dos grandes desafios é o vento que sopra do Atlântico com rajadas fortes e de direcção variável.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .