Praia Cala Xarraca (Ibiza)

A Cala Xarraca fica situada numa linda enseada no extremo norte da ilha de Ibiza (Baleares) em Espanha. As suas águas calmas e cristalinas, os ilhéus de Remolí e Sa Mesquita e a natureza envolvente conferem-lhe uma beleza estonteante.

Características da praia Xarraca em Ibiza

Ao tomarmos o desvio para a praia temos que seguir por uma estrada estreita e sinuosa com meia-dúzia de casas até atingirmos o estacionamento desordenado e gratuito. A 1ª impressão não parece muito positiva depois da vista panorâmica que se tem desde cima com os iates estacionados na sua baía, mas pelo menos parece menos concorrida por turistas.

Iate estacionada na Baía da Cala Xarraca

À medida que vamos descobrindo o local vamos ficando maravilhados, e esta cala entra certamente para o top das melhores da ilha.

As águas são muito transparentes e calmas que qualquer nadador por mais inexperiente se sentirá um Michael Phelps. A clareza e diversidade do fundo marinho atrai muitos mergulhadores, desde os mais experientes até aos amadores (snorkeling), por isso não se esqueça de levar os óculos de mergulho.

Panorâmica da Cala Xarraca em Ibiza

A praia está dividida em 3 partes, a zona central a mais concorrida é de fácil acesso a partir do estacionamento e a aconselhável para quem tem problemas de mobilidade. Esta zona é concessionada, tem chapéus de sol e cadeiras de aluguer diário bem como alguns equipamentos de desportos náuticos como barcos a pedal (gaivotas) e caiaques. O restaurante com o mesmo nome da praia é explorado à 30 anos pela mesma família e serve pratos de peixe grelhado, arroz e tapas.

A partir da parte principal e caminhando primeiro pela praia e depois subindo uma pequena elevação para a esquerda de quem olha para o mar, pode escolher a zona Oeste. Esta parte tem uma característica muito interessante, o solo é forrado por um colchão de algas Posidonia oceanica secas. Se estender a toalha é como se estivesse sobre as nuvens, mesmo para os mais esquisitos avisamos que não deitam cheiro. Pelo maior isolamento do local é provável que alguns banhistas se sintam mais livres e pratiquem naturismo.

3 zonas da Cala Xarraca em Ibiza

Para aceder à zona Este é aconselhável que o faça a partir da estrada principal E-10 mesmo junto ao cruzamento para a Cala Xarraca através de um caminho pedonal junto à costa, fácil de identificar pelos inúmeros carros estacionados junto à berma. Descendo umas escadas através da arriba chegamos às casas e abrigos dos pescadores feitos e escavados na rocha. Este local parece ser mais frequentado por residentes do que por turistas.

Podemos estender a toalha nas rampas dos abrigos ou procurar a zona da praia ainda que mais desconfortável porque quando a visitamos era constituída por pequenas pedras.

Aqui também há desportos aquáticos e gratuitos, constituídos por cordas colocadas estrategicamente que permitem baloiçar sobre a água e dar mergulhos acrobáticos.

Tanto a Oeste como a Este existe um SPA natural e sem custos. É possível tomar banho de lama (retirada da parte inferior da falésia) com propriedades curativas, por isso não tenha medo de se sujar e aproveite para rejuvenescer a pele.

Localização no norte da ilha de Ibiza nas Baleares em Espanha
Situada a norte da ilha de Ibiza na estrada E-10 entre San Joan (5Km) e Portinatx (3Km), seguir o desvio assinalado com placa. A estrada é alcatroada, excepto no estacionamento junto ao areal que é em terra batida. São 5 minutos a conduzir de carro de qualquer uma das referências apresentadas anteriormente.

Vídeo da Cala Xarraca

Filmado em Julho de 2015 e colocado no nosso canal do youtube.com/netviagem

Publicado em Praias nos temas , .