Praia da Ursa – Sintra a mais ocidental de Portugal

A praia da Ursa no concelho de Sintra fica aproximadamente a 1km a norte do Cabo da Roca e é o areal mais ocidental de Portugal e Europa Continental. O acesso é difícil mas a beleza da praia justifica o passeio para quem está em boas condições físicas.

Informação Praia da Ursa

A praia da Ursa é completamente selvagem. Não tem nadador salvador, socorrista, café, bar ou qualquer outro tipo de infraestrutura.

Pedra da Ursa em 1º plano que dá nome à praia

Pedra da Ursa em 1º plano que dá nome à praia

O nível de dificuldade para aceder ao areal pode ser considerado de nível médio, e não é recomendável para pessoas com problemas cardíacos ou de locomoção. Convém levar calçado confortável e com sola antiderrapante, pois alguns troços da descida tem pedras soltas. Dependendo da condição física o percurso desde a estrada alcatroada até ao areal pode demorar entre 30 minutos a uma hora para a descida e 40m-1h30m para a subida.

Vista panorâmica da Praia da Ursa

Aconselhamos a visita com a maré vazia, pois neste caso poderá usufruir e explorar as bonitas formações rochosas feitas pela força das ondas. Em determinadas alturas, com lua cheia ou lua nova e com a maré cheia, a experiência na praia pode ser decepcionante, já que pode nem existir areia para estender a toalha.

Outro dos contratempos é a neblina frequente junto ao Cabo da Roca. Mesmo em dias com bom tempo e sol na região de Lisboa é possível que a zona esteja encoberta, impossibilitando a visita nas melhores condições.

Por ser uma zona balnear isolada é frequentada por naturistas principalmente nas extremidades do areal.

Gruta debaixo da pedra da Ursa

Gruta debaixo da pedra da Ursa

Resumindo para não se esquecer, aqui ficam as nossas recomendações:

  • Calçado próprio para trilhos ou ténis;
  • Mochila com toalha de praia, água e comida;
  • Câmara fotográfica;
  • Verificar marés e escolher a baixa-mar para a visita;
  • Planeie a visita com antecedência tendo em conta que deverá demorar entre 1 hora a 2 horas só para a deslocação a pé sem contar com a viagem de automóvel.
Vista desde o extremo sul da praia da Ursa

Vista desde o extremo sul da praia da Ursa

Como chegar à praia mais ocidental de Portugal Continental

Vindo de Sintra ou de Cascais pela estrada N247, seguir o desvio sinalizado para o Cabo da Roca. Passando a povoação da Azóia tomar atenção à placa do lado direito com a indicação “Ursa”.

Estacionar na berma da estrada seguindo a vereda a pé. Se tiver um todo-o-terreno ou pouco amor pelo carro seguir a estrada de terra batida estacionando no último largo junto ao primeiro desnível da falésia.

Vale na arriba onde se encontra o caminho para a praia da Ursa

Vale na arriba onde se encontra grande parte do caminho para a praia

Na clareira de terra batida é muito importante que siga pelo caminho à esquerda que vai circundando o vale escavado na falésia. O caminho em frente que parece mais apetecível e curto conduz a uma escarpa com descida bastante difícil e para alpinistas.

Localização no Concelho de Sintra

Vista da Praia da Ursa em Sintra desde a ponta Norte

Vista da Praia da Ursa em Sintra desde a ponta Norte

A praia da Ursa fica localizada na freguesia de Colares no Concelho de Sintra e apenas a 1 quilometro para norte do Cabo da Roca.

Vídeo filmado em Setembro 2015

Vídeo publicado no nosso canal do Youtube (netviagem) e com captação em Setembro de 2015, durante o fim de semana e com maré relativamente baixa.

A 1ª parte mostra a praia e as suas formações rochosas. A 2ª parte incide sobre o trajecto pedonal que é preciso efectuar até se chegar ao areal.

Publicado em Praias nos temas , .