Politica de Trump leva Espanha a ultrapassar EUA no turismo em 2017

Praia Galdana na ilha de Menorca em Espanha

Praia Galdana na ilha de Menorca em Espanha

Espera-se que a Espanha se torne o segundo destino turístico mais popular do mundo em 2017, ultrapassando os EUA, e ficando atrás da líder França. As politicas de Trump têm tido como efeito uma perda na indústria de turismo norte-americana, segundo a GlobalData, uma empresa reconhecida em análise de dados.

As chegadas internacionais em Espanha aumentaram 4.8%, de 75.6 milhões de turistas em 2016 para 79.3 milhões em 2017. O Reino Unido, seguido por França e Alemanha, são os três maiores mercados de Espanha, representando 53% do total de chegadas ao país. O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, também confirmou que as primeiras projecções revelam que a despesa turística total em Espanha registou um máximo histórico, ultrapassando os 87 mil milhões em 2017.

As estatísticas oficiais da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT) ainda não foram divulgadas, no entanto, as projecções actuais da organização revelam que as chegadas internacionais para os EUA desceram dos 75.9 milhões em 2016, para 72.9 em 2017. O declínio do turismo estima-se que custe a economia dos EUA 159 milhões de euros por semana, o equivalente a 8.2 mil milhões de euros por ano.

No entanto, Nova Iorque e Los Angeles foram melhores do que a maioria das cidades dos Estados Unidos. As chegadas a Los Angeles aumentaram 2.2%, principalmente devido ao crescimento dos viajantes domésticos e dos chineses. As chegadas a Nova Iorque aumentaram 2.1%, principalmente devido a um aumento nos visitantes do próprio país.

Os turistas do Médio Oriente, África e Europa foram aqueles que mais contribuíram para a descida das chegadas internacionais nos Estados Unidos. Os fluxos do México também registaram um declínio, já que os cidadãos mexicanos tentam boicotar a construção do Muro na fronteira entre os dois países.

Com esta diminuição os EUA serão relegados para a 3ª posição com Espanha a ocupar o 2º lugar, apesar da recente incerteza política após o referendo da independência da Catalunha e os ataques terroristas em Barcelona e Cambrils em Agosto do ano passado. A indústria do turismo espanhol tem-se mostrado muito robusta e experimentou um forte crescimento nos últimos 12 meses, que segundo Forum Económico Mundial é o país mais competitivo no turismo a nível mundial.

Publicado em Destinos nos temas , , .