Qatar torna-se um dos 10 países que mais facilitam Vistos de entrada

Anúncio dos responsáveis do Qatar pela isenção de visto para 80 paísesO Qatar tornou-se o país mais aberto do Médio Oriente e o 8º mais aberto do mundo em termos de facilitação de vistos. As acções adoptadas pelo Qatar para melhorar a facilitação de vistos incluem a introdução de uma plataforma online para processamento eficiente e transparente de vistos e e-vistos, bem como um visto de trânsito gratuito de 96 horas, duplicando o tempo de permanência que os passageiros podem permanecer no país.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) actualizou recentemente a sua classificação de abertura de vistos, confirmando as recentes melhorias na facilitação de vistos do Qatar, incluindo a permissão de cidadãos nacionais de mais de 80 países entrarem no seu território sem visto e sem custos.

Como resultado dessas medidas, a classificação de abertura de vistos do Qatar saltou para o oitavo lugar no mundo, quando em 2014 ocupava a posição 177. Desde a introdução dessas mudanças, as chegadas anuais da Índia cresceram 18%, da China 43% e de Rússia um enorme 366%. Nenhum desses países precisa agora de visto para visitar o Qatar.

A OMT mede a mobilidade dos cidadãos com base na sua capacidade de viajar sem problemas para outros países. Enquanto o Qatar ocupa actualmente o 106º lugar no mundo em termos de mobilidade, 20 dos países que beneficiam da isenção de visto do Qatar já estão a retribuir, aumentando a mobilidade dos qataris.

As melhorias na facilitação de viagens do Qatar coincidem com o progresso feito na facilitação de vistos em todo o mundo. Por exemplo, a Bielorrússia disponibilizou recentemente, durante 30 dias, viagens sem visto a cidadãos de 74 países incluindo Portugal e Brasil, que viajam pelo aeroporto de Minsk. A pontuação global do índice de abertura de vistos da OMT aumentou de 31 em 2014 para 37 em 2018.

Publicado em Destinos nos temas , .