Ryanair quer Google a proibir publicidade enganosa

Ryanair solicitou à Google para impor uma maior transparência sobre a sua publicidade online após alegadamente várias reclamações de clientes da Companhia Aérea Low Cost por terem sido enganados na reserva de voos, em sites que não lhe pertencem. Este pedido surge a poucos dias da inauguração do seu novo website na internet.

A Ryanair indica que este tipo de procedimentos são efectuados com o intuito de enganar os passageiros.

Batalha da Low Cost contra alguns sites

A Companhia de baixo custo informa que: “Operadores como o eDreams têm vindo a pagar publicidade no Google para terem os seus sites classificados acima do site oficial da Ryanair em pesquisas no motor de busca, que por sua vez é enganosa para os nossos clientes. O site da eDreams está mascarado tentando passar como Ryanair.com levando os passageiros a fazerem a sua reserva em site não oficial da Companhia.

Falhas que a Ryanair detecta pelos seus clientes reservarem em sites de terceiros

A Ryanair tem travado diversas batalhas judiciais contra estas empresas na Europa para evitar que seus clientes sejam submetidos a taxas adicionais e para assegurar que a empresa de aviação tenha todos os detalhes de contacto para comunicar com os seus passageiros.

Pesquisa Google à palavra Ryanair

Nesta pesquisa por Ryanair no google.pt aparecem 2 anúncios que motivaram a queixa da companhia low cost

Segundo a Companhia Low Cost, muitos desses sites continuam a causar problemas para os clientes da Ryanair ao recusarem-se a transmitir informações vitais em relação a questões como mudanças de voos, check-in, assistência na internet, necessidades especiais e detalhes de contacto, o que resultou em perda de voos e repetidos problemas para os passageiros.

Em Janeiro de 2015, um tribunal de Hamburgo (Alemanha) ordenou a eDreams a parar de utilizar o sub-domínio ryanair.edreams.de e a indemnizar a Ryanair por violação de marca.

Pedido à Google na publicidade

A Ryanair está a pedir aos seus clientes para reservarem directamente em “Ryanair.com” e convidou a Google a impor uma maior transparência sobre as suas regras de publicidade, para evitar que os clientes europeus sejam induzidos em erro.

A Companhia Aérea diz não ter nenhum problema com a publicidade do Google em geral, mas considera injusto que seja usada como um mecanismo para enganar os clientes.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .