EASA mantem Companhias da Tailândia a voar na Europa

Logo EASA, Agência da UE para a Segurança AéreaA Comissão Europeia actualizou a sua lista das companhias aéreas sujeitas a proibição de operação ou restrições operacionais na União Europeia (UE). A EASA, Agência da UE para a Segurança Aérea, poupou as transportadoras aéreas da Tailândia permitindo-as voar no espaço aéreo europeu, apesar das preocupações sobre a segurança de voo que algumas entidades têm manifestado.

Acrescentando disse: “Não fazem parte da lista de Segurança Aérea Companhias Aéreas da Tailândia, mas estamos a acompanhar a situação de perto e com rigor. A Comissão e Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) estão dispostas a continuar a trabalhar com as autoridades tailandesas para melhorar a segurança da aviação no país.”

“A Comissão e a EASA acompanhará de perto futuros desenvolvimentos, e se entretanto, a protecção dos passageiros aéreos face aos riscos de segurança assim o exigir, a Comissão poderá então propor incluir uma ou mais transportadoras aéreas da Tailândia na Lista de Segurança Aérea.”

A actualização também livrou a transportadora do Cazaquistão, Air Astana, mas proibiu a Iraqi Airways.

No mês de Novembro, o regulador norte-americano US Federal Aviation Administration (FAA) baixou para a categoria 2 todas as companhias aéreas tailandesas. Embora actualmente não haja empresas de aviação da Tailândia a voarem para os Estados Unidos, esta medida impede-as de estabelecer novas rotas.

Em Março, a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) destacou os problemas significativos com a segurança aérea do país, tendo informado o governo tailandês.

Ao mesmo tempo, o Japão e a Coreia do Sul impediram novo voos das companhias aéreas tailandesas, que incluem a transportadora de bandeira Thai Airways, Thai AirAsia X, NokScoot e Asia Atlantic Airline.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .